Thumbnail

Rótulo da linha de vinhos Os Putos remete ao francês Château Petrus.

Bom Gourmet

Seguindo tendência, Porto a Porto lança linha de bebidas com assinatura de artistas

Caroline Olinda
15/11/2022 20:56
As crianças têm os personagens de desenho animado; os jovens, as bandas teenager e os adultos, os músicos e humoristas. E cada um desses tem uma gama de produtos para chamar de seus. Para músicos e artistas de humor mais adulto, a descoberta do mundo das indulgências licenciadas é mais recente. E nesse campo, cervejas e vinhos têm sido campeões. A tendência começou lá em 2017 e ganhou força durante a pandemia. A importadora Porto a Porto e a Casa Flora entraram nessa onda em 2022, com a linha Os Putos.
Os vinhos são assinados pelos comediantes Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho. Produzida pela vinícola portuguesa Carmim, a Os Putos tem um representante tinto, um branco e um rosé. Três vinhos para três comediantes. Todos produzidos no Alentejo, ao sudeste de Portugal, região onde a Porto a Porto tem fornecedores há décadas.

Linha Os Putos quer fazer público da cerveja migrar para o vinho

Responsável por levar em frente a ideia que surgiu como uma brincadeira após os shows de stand-up, Diogo Portugal explica que os vinhos são voltados para o público que normalmente optaria pela cerveja. Isso começa, inclusive, pelo preço do rótulo, que pode ser encontrado no mercado por a partir de R$ 49,90 - um valor que o torna competitivo em relação as cervejas especiais.
Segundo a assessoria da Porto a Porto, o objetivo dessa linha é deselitizar o vinho, para consolidar e democratizar o consumo da bebida entre o público brasileiro. Por isso, focaram em um produto divertido e despretensioso. A linha também é um passo para conquistar novos clientes, aproveitando o momento positivo e de expansão do mercado de entretenimento.
Portugal conta que foram feitas diversas degustações até chegar a definição dos três vinhos do projeto. O Putos tinto é produzido com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Macio, possui aromas de frutas vermelhas maduras e notas de baunilha. O rosé é um corte de Aragonez, Syrah e Touriga Nacional e no branco entraram Antão Vaz, Gouveio e Arinto.

41 mil garrafas do rótulo já foram vendidas

Até o momento, a linha Os Putos vendeu 41 mil garrafas. O objetivo é chegar a marca de 150 mil até agosto de 2023. A força dos comediantes nas redes sociais ajuda a conquistar o público e impulsionar as vendas. A cantora Maraisa, o apresentador Rodrigo Faro, a comediante Dani Calabresa e até mesmo o cantor internacional Billy Idol já apareceram em suas contas de mídias sociais enaltecendo os vinhos dos artistas.
"Tivemos muitos convites para assinar cervejas, mas queríamos algo que virasse uma marca nossa. E o vinho é uma bebida raiz, como o tipo de stand-up que a gente faz", comenta Portugal, que ainda destaca a preocupação com o valor e qualidade do produto. "Queríamos também um bom vinho, num preço razoável e que tivesse a nossa identidade", diz.

Château Petrus com uma dose de comédia

Nessa busca, cada um dos comediantes teve sua participação. Portugal foi o responsável por fazer o negócio em si acontecer. Gentili, por sua vez, ficou com a missão de elaborar o rótulo. E, se você entende um pouco mais de vinhos, logo vai perceber que aí tem uma brincadeira.
O rótulo da Os Putos remete ao do francês Château Petrus, considerado um dos maiores do mundo dos vinhos. “Pensei que o rótulo tinha que ser semelhante ao de um vinho de grande prestígio para contrastar com o nome divertido e os nossos rostos”, explica Gentili.
Já a ideia do nome veio de Oscar Filho. “Em Portugal, ‘putos’ significa garotos e aqui, no Brasil, ‘putos’ é o que nós somos mesmo”, diverte-se. “Somos conhecidos como os dinossauros do stand up por sermos da primeira geração e termos participado do big bang da linguagem no Brasil, então fica irônico nos chamarmos de meninos. Por isto, pensei neste nome”, completa o comediante.
A Linha Os Putos está em sua primeira safra, mas a expectativa da Porto a Porto e da Casa Flora é manter a marca e renovar a safra para o ano de 2023. Além das casas de show de comedia, a linha está disponível em diversos supermercados e em distribuidoras de vinhos de todo o país.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail