Oktober Curitiba
Oktober Curitiba confirma evento em 2024 após sucesso da primeira edição
A Oktoberfest de Curitiba, mesmo com a chuva durante todo o feriadão de 12 de outubro, reuniu mais de 20 mil visitantes em uma celebração animada e cheia de tradição nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O festival, muito desejado e esperado na região, proporcionou a oportunidade de apreciar a cultura alemã, desde a música folclórica até a comida e, é claro, uma variedade impressionante de cervejas artesanais. A atmosfera vibrante e festiva da primeira Oktober Curitiba atraiu pessoas de todas as idades.
“Curitiba sempre flertou com a Oktoberfest, mas nunca tivemos algo que realmente representasse toda a importância do evento que se transformou em uma das principais bandeiras alemãs ao redor do mundo. Após muito trabalho e reunindo algumas das principais empresas do mercado paranaense do entretenimento, conseguimos chegar a um modelo de festa para os curitibanos e turistas”, explica Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil, uma das produtoras do evento.
Com o sucesso da primeira edição e contando com o apoio da Prefeitura de Curitiba, os organizadores adiantam que o festival segue em 2024. “O público curitibano abraçou o evento, e a presença de público, mesmo com dias de muita chuva, nos surpreendeu positivamente. Ficamos muito felizes e entusiasmados com o resultado e já estamos nos preparando para a próxima edição, que será realizada em 2024. A intenção é de que a festa se torne uma celebração tradicional na cidade e ganhe cada vez mais espaço também entre as Oktobers de todo o país”, destaca Gian Zambon, diretor da SevenX, outra empresa responsável pela organização.
Opinião do público
O evento contou com desfiles de trajes típicos, eleição das realezas, apresentações e uma programação recheada de entretenimento. Para Caio Antunes, 27 anos, a animação, a competição de bate prego e a experiência de provar comidas típicas foram os principais pontos que o fizeram gostar da festa. Ele fez questão de experimentar dois pratos típicos, o currywurst, uma porção de salsicha alemã vermelha e branca com molho curry artesanal e batata frita, e o Eisbein, tradicional joelho de porco. “Essa é a primeira vez que visito uma Oktoberfest. Eu nunca tinha comido joelho de porco e provei o do Bierwit porque achei diferente, ele vem acompanhado de purê de maçã. Me surpreendi com a combinação e gostei bastante”, conta.
Fabrício Santos, 31 anos, também presente no evento, ficou feliz em ter participado da primeira edição. “Deu para fazer uma imersão na cultura alemã e sentir os sabores da culinária ao som da boa e velha música tradicional do país. Já estou ansioso pelas próximas edições e que possa difundir mais e mais o evento a cada ano, para que se fixe no calendário anual da cidade.”
Segundo Giovanna Smaka, chef de cozinha e sócia-proprietária do restaurante Bierwit, para um primeiro evento, a Oktoberfest Curitiba foi bastante positiva. “Sexta e sábado teve bastante movimento, domingo foi um pouco mais fraco e quinta acredito que a chuva atrapalhou um pouco. Esse é o primeiro evento, então, acredito que ainda temos coisas a melhorar para os próximos anos no geral, mas foi muito legal. O público voltava para comentar sobre o prato. Na sexta à noite, estavam todos dançando e curtindo, foi muito divertido. Ficamos bem felizes de participar da primeira edição e esperamos participar das próximas que vierem”, afirma.
O evento curitibano teve a chancela da segunda maior Oktoberfest do Brasil, realizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que no ano de 2022 reuniu quase 700 mil pessoas. Além da participação da Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná (Procerva), que foi a responsável pela curadoria das mais de 15 cervejarias artesanais participantes.