Bom Gourmet
Oitava edição do Risoto Solidário acontece neste sábado com 170 chefs e 85 sabores
Risoto Solidário reúne 85 duplas de chefs que preparam mais de 85 sabores do prato. Bigstock
Acontece neste sábado (3), a partir das 13h a oitava edição do Risoto Solidário - a corrente do bem. O evento, que acontece no Centro de Eventos Positivo (Expo Barigui) reúne 85 duplas de chefs, que vão preparar mais de 85 sabores diferentes de risoto. A entrada custa R$ 65 e o consumo dos risotos é livre. Toda a renda obtida é destinada ao Hospital Erasto Gaertner. Os ingressos estão disponíveis na Plataforma Zet. Crianças até sete anos têm entrada gratuita.
O evento conta com o patrocínio do arroz Prato Fino, que doou o arroz a ser utilizado pelos chefs. Cada dupla recebe 5kg de arroz para a criação dos pratos. Com a aplicação dos insumos e temperos, os preparos podem chegar a 15kg a 18kg por dupla depois de pronto., o que dá cerca de 1,5 tonelada de arroz. A expectativa da organização é atender, neste sábado, cerca de 3 mil pessoas.
Todos os chefs participantes são voluntários, explica Cristiane Armendaris, uma das organizadoras do Risoto Solidário. "A maior parte das duplas já participou de outras edições e são amigos que vão se indicando", informa. Muitos são donos de restaurantes e são parte do circuito curitibano. Outros, como a própria Cristiane, são entusiastas da gastronomia e se voluntariam para o preparo dos risotos. "A gente recebe bastante apoio dos chefs, que no dia preparam caldos, nos ajudam nos temperos e nos insumos", acrescenta.
A programação começa as 13h. O ideal, informa, Cristiane, é chegar um pouco antes. A distribuição das pulseiras que dão acesso ao centro de eventos é por ordem de chegada. Entre os sabores, estão desde clássicos como mignon com gorgonzola, cogumelos e camarão, a doces, como abacaxi com coco, doce de leite com castanhas e limão siciliano, além da versão paranaense - peito defumado com pinhão -, e opções veganas e vegetarianas.
A organização do Risoto Solidário é do casal Evandro Arruda e Fabiane Arruda. Além de Curitiba, a programação já está também em Campo Largo (em março deste ano) e em Campo Magro (abril), ambos na segunda edição.