Bom Gourmet
Ocupa Riachuelo acontece neste fim de semana. Confira opções gastronômicas do festival
Festival tem como objetivo retomar significado histórico e a importância de uma das ruas mais antigas para a história e o dia a dia da cidade. Ana Beatriz Pazos
Nos dias 8 e 9, a Rua Riachuelo sedia o Ocupa Riachuelo, programação cultural e comunitário que vai tomar uma das ruas mais antigas de Curitiba com ações culturais e artísticas. A intenção é devolver ao local o significado histórico e seu protagonismo na rotina da cidade. Idealizado pela produtora de eventos Lia Perini e com produção executiva de Josi Forbeci, o evento visa também fomentar o comércio local aos finais de semana. A entrada é gratuita. A programação completa está disponível no site do festival.
O espaço Love City (Rua Riachuelo, 500) vai funcionar como uma espécie de centro do festival. No espaço, além da pista de skate, há opções gastronômicas que incluem comida japonesa e açaí. A programação vai contar também com exposições, desfile de carnaval, feira de moda autoral e sustentável, a participação de negócios conectados à economia criativa e música, com djs e bandas tocando ao vivo.
Aula de café
A Rause Café + Vinho é uma das atrações gastronômicas do Ocupa Riachuelo. A proprietária Nina Ribas, que também coordena o Café Coado na Calcinha, projeto social que tem como resultado um café próprio, conduzido inteiramente por mulheres em toda a cadeia produtiva, do plantio à xícara. No Ocupa Riachuelo, Nina vai apresentar o produto em uma aula-show, com degustações do café, contar a história da bebida no Brasil e falar sobre empreendedorismo feminino.
"Essa aula envolve falar um pouco de empreendedorismo feminino, desse trabalho que a gente faz junto à penitenciária, tirar as dúvidas das pessoas, como é melhor armazenar o café em casa", explica. Atriz produtora cultural, Nina preparou algo performático para apresentar. "Esse nome veio em uma performance teatral, em que eu passei um café para diversas mulheres numa conversa sobre a mulher no mercado de trabalho", detalha.
Além do café, o festival vai contar também com a presença do Matte To Go, opção para quem, como um bom paranaense, não dispensa um mate.
Tradição italiana
Para quem curte preparar pizzas em casa, a Otto Nero, fábrica de massas com base pré-assada teglia-romana, participa do festival com degustação e a venda de massas, mais kit de montagem com quatro opções de sabores. João Cunha Neto, proprietário da operação, vai preparar na hora com a intenção de mostrar como é simples trabalhar com massa de base pré-assada, e que basta ter os insumos para preparar uma boa pizza.
"A ideia é mesmo conversar com o público que gosta de preparar a sua própria refeição, que abre uma bebida, conversa com os amigos e compartilha essa experiência com todos", explica. "Minha grande preocupação é seguir a essência da Itália, onde a massa é de fato parte protagonista. Por isso, tento seguir a tradição usando farinha italiana e processo de longa fermentação, com mais de 30 horas. Isso facilita a digestão", complementa Neto. O processo deixa a massa mais leve e crocante, e tira a sensação de 'estufamento' após a refeição, reforça o empresário.
A Rua Riachuelo
Surgida como uma trilha em meio às várzeas do Rio Belém, teve diversos nomes — Rua dos Lisboas, Rua da Carioca — até se tornar Riachuelo em 1871, em homenagem à Batalha Naval do Riachuelo.
A rua acompanhou o crescimento e a modernização de Curitiba; da chegada dos bondes à verticalização dos prédios, e à mistura de palácios e botecos que se desenvolveram lado a lado no trecho que fica no coração da cidade.
O festival conta com o apoio de marcas e operações como Cataia Bar, Hambre, Composta+, Café Coado na Calcinha e Maniacs.
Serviço:
Festival Ocupa Riachuelo
Quando: dias 8 e 9 (sábado e domingo), das 11h às 20h
Onde: Rua Riachuelo, Centro, Curitiba
Quanto: grátis