Bom Gourmet
O passo a passo para fazer casinha de gengibre

Não precisa ter dotes de arquiteto e nem de confeiteiro profissional. Fazer uma casinha de gengibre é mais fácil do que parece. Isso não quer dizer que não dê trabalho. Mas, com a ajuda das crianças (não tem criança em casa? Volte a ser uma), pode ser bem divertido.
A preparação começa com a massa de biscoito de gengibre, que pode ser usada também para fazer biscoitos, caso você não queira a casinha.
Conta a história que as primeiras foram feitas por padeiros alemães, com base no conto João e Maria. Lembra da casinha de doces que os dois encontraram na floresta?
Quem ensina a montá-la é a doceira e youtuber Marina Bibas, do canal Confissões de uma Doceira Amadora. Ela, que estudou confeitaria no Institute of Culinary Education, conta que a massa do gingerbread leva um pouco mais de farinha do que a do biscoito. “É para ela não perder a forma ao assar e para a parte do teto aguentar o peso da decoração”, explica.
O glacê também precisa ficar mais durinho porque é ele que vai ser o “concreto” para unir as partes da casinha. Marina ensina que existem dois pontos do glacê: o com textura semelhante à pasta de dente e o de mel. “Ele tem que ficar mais grosso do que pasta de dente”, diz. Não use claras pelo perigo de contaminação, já que a casinha fica exposta.
A espessura das partes da casa deve ficar com meio centímetro. “Elas podem ficar até mais grossinhas”, afirma. “Não se deve esquecer também que é necessário fazer duas partes de cada estrutura: as paredes e o teto. Ela usa moldes em papel para cortar cada parte.
Quem não quer fazer a casa, pode fazer bolinhas de Natal para decorar a árvore. “Nesse caso, fure cada biscoito em forma de bolinha antes de assar”, diz.
Como em dezembro está mais calor e a massa é sensível à altas temperaturas, vale trabalhar com um tanto de massa e voltar à geladeira até cortar outro pedaço.
***
Receita
Ingredientes
– 200 gramas de manteiga sem sal
– 220 gramas de açúcar mascavo
– 2 unidades de Ovo
– 450 gramas de melado
– 540 gramas de farinha de trigo
– 1 + 1/2 colher de chá de fermento
– 4 colheres de chá de gengibre em pó
– 4 colheres de chá de canela em pó
– 1 + 1/2 colheres de chá de cravo em pó
– 1 colher de chá de pimenta em pó
– 450 gramas de açúcar de confeiteiro (glacê)
– 25 gramas de merengue em pó (glacê)
– 80 ml de água (glacê)
– 220 gramas de açúcar mascavo
– 2 unidades de Ovo
– 450 gramas de melado
– 540 gramas de farinha de trigo
– 1 + 1/2 colher de chá de fermento
– 4 colheres de chá de gengibre em pó
– 4 colheres de chá de canela em pó
– 1 + 1/2 colheres de chá de cravo em pó
– 1 colher de chá de pimenta em pó
– 450 gramas de açúcar de confeiteiro (glacê)
– 25 gramas de merengue em pó (glacê)
– 80 ml de água (glacê)
Modo de preparo
Passo 1
Faça a massa, colocando o açúcar e a manteiga na batedeira. Bata até ficar homogêneo. Depois, acrescente os ovos e o melado. Quando estiver misturado, acrescente a farinha, os temperos (fermento, gengibre, canela, cravo e pimenta preta) e inclua na batedeira metade de cada vez e misture bem.

Passo 2
Coloque a massa na geladeira para descansar. Ela está pronta para trabalhar quando você encostar o dedo e não grudar.

Passo 3
Abra a massa e com um molde de papel, corte as partes da casa – paredes e tetos. A base pode ser quadrada, retangular (caso você queira fazer um “jardim” na frente) ou até circular (se você quiser colocar num prato redondo). Vale até montar a casinha direto no prato. Coloque os moldes para assar até dourar. Espere esfriar para poder trabalhar com eles. Prepare o glacê, batendo na batedeira os ingredientes até ficar bem consistente. Se quiser deixar o glacê mais mole, acrescente umas gotas de água.


Passo 4
Para montar a casa, faça uma linha de glacê para sustentar a primeira parede. Não se preocupe porque ao colocar a segunda parte, ela já vai ficar de pé sozinha. Reforce com glacê as partes internas da casa e para não ficar nenhum buraco entre as paredes. Cole o teto e reforce ainda mais com o glacê na parte de dentro. Decore como quiser. Se a casa for ficar exposta, não use balas e pirulitos na decoração porque, com o tempo e umidade, eles podem soltar.


Passo 5
Enfeite com balas e chocolate confeitado.

***