Bom Gourmet
Aprenda a usar e escolher xaropes para coquetelaria
Margarita, Sex on the Beach e Gimlet. Drinks clássicos que têm em comum um ingrediente que faz toda a diferença: o xarope. Seja no tradicional ou em coquetéis autorais, essas caldas de açúcar e sabor são um produto chave também para quem gosta de incrementar as bebidas em casa. Para isso, basta saber o papel dos xaropes na coquetelaria.
Jana Santos, mixologista criadora do AstroLAB, Cosmos e da startup de drinks StarTAP, explica que os xaropes têm um papel importante pois aumentam a durabilidade de insumos naturais, principalmente frutas, e possibilitam o acesso a produtos de outros lugares do país e do mundo.
“Para os profissionais da coquetelaria os xaropes têm a mesma importância que o açúcar tem para a confeitaria”Jana Santos, mixologista criadora do AstroLAB, Cosmos e da startup de drinks StarTAP
Para Jana, o ideal são os artesanais, feitos manualmente, porém, é um processo que leva tempo e neste ponto, os industrializados têm vantagens. “Os produtos disponíveis no mercado nos ajudam a ter o ingrediente mais natural possível, com as limitações do processamento, mas ainda com muita qualidade”, afirma.
Quando se trata de xaropes na coquetelaria, tudo depende do gosto
Quando o assunto é quais sabores apostar na hora de comprar o xarope, Jana é bem democrática em dizer “vai depender do gosto de cada um”. Mas a profissional aconselha a ir primeiro nos mais básicos, como limão siciliano e frutas vermelhas. Vale também aposta na sua fruta preferida.
“O xarope de cramberry, por exemplo, traz amargor, o de limão, acidez, o de frutas vermelhas é fresco e doce”, pondera. Para Jana, as caldas doces, além de dar mais versatilidade aos drinks, são uma maneira prática de trazer sabores às bebidas.
Resumindo, de acordo com ela, qualquer receita que leva açúcar pode ter sua base de sabor substituída por um xarope. "Toda receita de drink pode ser decodificada nesta base de sabor e regulada através de gordura, dulçor e acidez, adicionado ou não a um álcool de alguma natureza", afirma.
Desta forma, Jana aconselha quem estiver disposto a investir neste ingrediente a ir provando e testando aos poucos. Também vale ficar de olho nas novidades, pois o mercado está aquecido. “Um novo produto bem interessante é o xarope de tônica, que é perfeito para quem gosta de Gin tônica, sem precisar lançar mão do refrigerante”, exemplifica.
Método Artesanal
O xarope simples é um preparo básico de açúcar e água que pode ajudar a incorporar mais fácil o dulçor a diferentes bebidas. Com o xarope em mãos, é mais fácil e rápido equilibrar um drink. Por isso, Jana ensina a receita básica.
(*Usuários do app da Gazeta do Povo via Android podem ter dificuldades para ver a receita. Nesse caso, sugerimos que acessem o conteúdo direto do navegador. Nossas equipes estão trabalhando para solucionar esse problema.)
- 1 parte de açúcar
- 1 parte de água
- Defina a quantidade de xarope que quer fazer, lembrando que será necessário ter o peso equivalente do açúcar em água. Utilize uma balança para facilitar.
- Misture o açúcar e a água em uma panela, mexa e não deixe queimar.
- Quando os grânulos de açúcar estiverem dissolvidos, está pronto.
- Deixe esfriar e armazene na geladeira. Validade de 1 mês.
- Mantendo a proporção, bata tudo no liquidificador.
- É mais rápido e pula a etapa de esperar esfriar. Fica pronto do mesmo jeito, só visualizar quando os grânulos de açúcar dissolveram.