Bom Gourmet
Como conversas nas redes sociais resultaram no relançamento do Mcfish no Brasil
Estratégia de marketing baseada nas redes sociais resultou no relançamento do Mcfish. Divulgação/Mcdonals
O Verão de 2024 certamente será lembrado como o que popularizou o tacacá e o que os sanduíches de peixe empanado e molho tártaro entraram no cardápio de diversos restaurantes. Afinal, muita gente quis tirar uma lasquinha da onda captada e fortalecida pelo Mcdonald's com o relançamento do McFish. Em uma cuidadosa operação de marketing, com mais de 80 profissionais envolvidos, a rede de fast food trouxe de volta o sanduíche ao cardápio e fez barulho para além das suas lojas.
Em entrevista ao Bom Gourmet, o diretor de marketing da empresa, Sérgio Eleutério, explicou o passo a passo que levou o Mcdonald's a decidir relançar o McFish - retirado da operação em 2019. Entre "conversas de fogueira"- termo usado para bate-papos espontâneos nas redes sociais - à decisão de quanto peixe trazer do Alasca, foram quase dois anos de observações e análise de dados.
"O Mcfish saiu do cardápio em 2019 e, desde então, havia um movimento de fãs pedindo a volta. Nós sempre acompanhamos esse movimento. O que percebemos, no entanto, foi que, com o passar do tempo, essa conversa ganhou potencial de furar a bolha do super-fã", conta Eleutério.
Nessa conversa, dois super-fãs foram essenciais: o advogado Fred Sabbag e o designer Marcelo Maia. É deles o perfil no Instagram Volta Mcfish (@voltamcfish) que conta com 21,8 mil seguidores e que, desde julho de 2022, luta pela volta do sanduíche composto por peixe empanado, molho tártaro e uma fatia de queijo do tipo cheddar. "Nessa campanha, a gente falou de mobilização, um trabalho que começa com os super-fãs e extrapola essa bolha."
O trabalho de marketing resultou em um pré-lançamento de sucesso. Só em 17 de janeiro, quando começou a pré-venda, foram 50 mil vouchers comprados e, já nos primeiros dias, a campanha atingiu 10% da expectativa de venda geral para o Mcfish. Os clientes que fizeram a compra antecipada tiveram a chance de provar o sanduíche uma semana antes do público geral e têm seu Mcfish garantido até o dia 18 de fevereiro. Inspirada nos festivais de música, a estratégia resultou em mais barulho nas redes.
"Conseguimos transformar um sanduíche em uma comoção, um movimento. As pessoas começam a saborear a experiência antes mesmo de o sanduíche chegar à mesa delas. É a lógica de um movimento, de fazer parte de uma conversa da qual outras pessoas querem participar também", explica o diretor de marketing do Mcdonald's. As venda do sanduíche foram abertas ao públco geral no dia 6 de fevereiro e já há relatos da falta do Mcfish em algumas lojas da rede.
Apesar do sucesso de vendas, o sanduíche de peixe tem dias contados no cardápio do Mcdonald's. O Mcfish voltou por tempo limitado e, por enquanto, não há sinalização de que deverá ficar para além do previsto. Quando o Mcfish sai do cardápio do Mcdonald's? Isso, Eleutério não revelou."Pensamos em vários cenários. Mas esse é um plano construído para o Mcfish vir e depois ir embora."