Bom Gourmet

Noite de celebração e negócios: os bastidores do Prêmio Bom Gourmet RS

Laura Tedesco Bressan
19/11/2025 19:52
Thumbnail

Cerimônia do Prêmio Bom Gourmet RS celebra os protagonistas da gastronomia e seus apoiadores em noite histórica no Encouraçado Butikin | Foto: Rodi Goulart

Entre experiências gastronômicas e estratégias de mercado, a cerimônia revelou o alcance e o impacto do projeto no estado
Foi no coração de Porto Alegre, sob o cenário vibrante do Encouraçado Butikin, que a gastronomia gaúcha viveu uma de suas noites mais marcantes. A estreia do Prêmio Bom Gourmet no Rio Grande do Sul mostrou como a cena gastronômica pode se transformar em um palco para inovação, conexão e investimento. A noite desta segunda-feira (17) foi marcada pela emoção dos vencedores e pela convergência de marcas, mídia e cultura.
O head do Bom Gourmet RS, Anderson Hartmann, conduziu a abertura com a energia de quem acredita no potencial da cena gaúcha.
— Quem está aqui hoje está por mérito. Todos fazem um trabalho surreal. O futuro da gastronomia gaúcha é gigante. E nós vamos construir esse futuro juntos. — afirmou. 
Para ele, a pluralidade e integração das culturas é o grande diferencial do estado.
— A gastronomia gaúcha é multicultural, ela é surreal, que é a temática que a gente adotou para esse ano para o Prêmio Bom Gourmet. A gente está muito feliz por poder proporcionar essa curadoria que mostra o quão rica é a nossa terra — celebra.
A CEO do Bom Gourmet, Andrea Sorgenfrei, destacou o impacto da chegada do prêmio ao estado e reforçou que a expansão mantém o mesmo propósito e a mesma energia que marcaram os 16 anos de história da premiação no Paraná. Para ela, o Rio Grande do Sul recebeu o projeto com entusiasmo e identidade própria.
— O Rio Grande do Sul abraçou o prêmio e o prêmio abraçou o Rio Grande do Sul. A gente vai com certeza fazer muita história por aqui — afirmou.
Andrea também destacou a força do povo gaúcho.
— Se tem um povo que é bravo e que não se entrega, esse povo é o gaúcho. — destacou a CEO.
<em>Andrea Sorgenfrei e Anderson Hartmann conduziram a abertura da cerimônia de premiação | Foto: Rodi Goulart</em>
Andrea Sorgenfrei e Anderson Hartmann conduziram a abertura da cerimônia de premiação | Foto: Rodi Goulart

O olhar dos investidores

Parcerias estratégicas marcaram a realização do evento, com investidores que têm apostado no desenvolvimento do ecossistema gastronômico gaúcho. Reconhecida como a capital do churrasco e por ser a cidade com mais churrasqueiras por habitante, Porto Alegre se orgulha de ser berço e vitrine da cultura alimentar gaúcha. Apoiadora do Prêmio Bom Gourmet, a Prefeitura de Porto Alegre reforça o compromisso com iniciativas que fortalecem o turismo, a economia criativa e valorizam os estabelecimentos locais.
— Os indicados dessa noite representam oportunidades de atrair o olhar, não só do turista, mas também do porto-alegrense que redescobre a cidade através da mesa — pontuou a diretora de Turismo e Eventos da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Eventos de Porto Alegre, Rafaela Brum.
Marca que apresenta a categoria Melhor Xis, um dos ícones do prêmio gaúcho, a Oderich reflete a importância de estar presente em um movimento que conecta tradição e inovação.
— Essa noite representa o marco para a Sociedade Gaúcha, para essa cadeia gastronômica que envolve o que as pessoas muito fazem, que são os momentos de prazer junto à mesa. Estar aqui é poder abraçar os nossos clientes. — afirma Thomas Oderich.
Responsável pela reestruturação do clássico Encouraçado Butikin, a proprietária Sofia Refinetti comemorou o impacto simbólico de sediar uma noite histórica:
— Eu fiquei bastante feliz, porque é o primeiro aqui de Porto Alegre, então tem todo um significado em estar numa casa com 60 anos, que é o Encouraçado. É uma casa histórica, que a gente leva o conceito da alma da casa, das pessoas que foram importantes nesses 60 anos. E a gente é parceiro desses projetos lindos e inovadores. — conta. 
<em>Encouraçado Butikin abriu as portas para receber a primeira edição do Prêmio Bom Gourmet RS | Foto: Rodi Goulart</em>
Encouraçado Butikin abriu as portas para receber a primeira edição do Prêmio Bom Gourmet RS | Foto: Rodi Goulart

Quando marcas viram experiência

Entre os destaques da noite estiveram as ativações sensoriais, que proporcionaram interações entre os convidados e os sabores marcantes do estado. A Charlie, que levou sua identidade visual e sabor para o tapete vermelho, foi uma delas.
— O bacana de estar na vitrine ou de participar das ativações é que a gente consegue se conectar tanto com o consumidor quanto com outros empreendedores. É um espaço para discutir tendências, pensar colaborações e enxergar novas possibilidades que o prêmio estimula — explica Tiago Schmitz, que também levou o troféu de Melhor Doceria de Porto Alegre.
Além disso, os convidados foram presenteados com experiências de harmonização, degustação de ingredientes locais e intervenções criativas, reforçando a integração entre conteúdo, gastronomia e live marketing.
<em>Charlie e o Clube de Empreendedores marcaram presença com ativações em um dos espaços do evento |  | Foto: Rodi Goulart</em>
Charlie e o Clube de Empreendedores marcaram presença com ativações em um dos espaços do evento | | Foto: Rodi Goulart

Gastronomia como território de marca

Entre os vencedores da noite, o Capincho — comandado pelo chef Marcelo Schambeck — foi o grande destaque, consolidando o trabalho que o restaurante vem construindo ao longo dos últimos anos. Emocionado, Schambeck reforçou que o reconhecimento vai muito além do próprio negócio:
— O principal objetivo é levar a gastronomia do Rio Grande do Sul a um patamar onde ela consiga brigar entre as grandes. E o mais legal é que não é só o Capincho: Porto Alegre e o estado vivem um momento incrível, com grandes restaurantes, cozinheiros, cafés e hotéis. O prêmio de hoje só fortalece tudo isso — celebrou o chef.
<em>Restaurante Capincho, de Porto Alegre, foi o grande campeão da noite | Foto: Rodi Goulart</em>
Restaurante Capincho, de Porto Alegre, foi o grande campeão da noite | Foto: Rodi Goulart
O Prêmio Bom Gourmet mostra que a gastronomia gaúcha pode ser a ponte entre cultura, negócios e afeto. Cada apoiador agrega com seu repertório, trazendo novas camadas para a experiência do público e fortalecendo um ecossistema onde todos os elos têm espaço para crescer — do produtor ao gestor público, do cozinheiro ao comunicador.
A noite terminou com o lançamento do Guia Bom Gourmet RS, um mapeamento inédito e afetivo dos 35 melhores restaurantes do estado. Uma curadoria que passa por churrascarias, cafeterias, galetos, docerias, barras de coquetéis e casas que respiram terroir gaúcho.
Para 2026, a projeção é de fazer ainda mais. 
— A expectativa é fazer ainda melhor, ainda maior, com mais categorias, podendo abraçar também outros segmentos da gastronomia e poder trazer então aqui para o Rio Grande do Sul mais categorias, mais parceiros e mais convidados nessa festa que vai ganhar forma, ela vai ganhar cada vez mais tamanho e força. — projeta Hartmann.
A noite terminou com a certeza de que o Prêmio Bom Gourmet chegou ao Rio Grande do Sul com propósito: conectar pessoas, valorizar territórios e fortalecer a cozinha local como potência criativa e cultural.
<em>Foto: Rodi Goulart</em>
Foto: Rodi Goulart

Realizamos juntos

A edição gaúcha do Prêmio Bom Gourmet 2025 é apresentada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, com o apoio de iFood, RAR Gastronomia, Nestlé, Encouraçado Butikin, Oderich, e apoio institucional da Abrasel. Entre as ativações, estiveram conosco: