Negócios e Franquias
Plataforma faz um “match” para a contratação de mão-de-obra para o restaurante
Dar um “match” entre o futuro colaborador e o dono do negócio. É com este objetivo que a startup paulista Worc criou um sistema para ajudar os empreendedores de bares e restaurantes a resolverem um dos principais problemas na hora de contratar um funcionário: a dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada.
A plataforma funciona como aqueles aplicativos de relacionamento, em que o candidato a garçom, bartender, auxiliar, etc, se cadastra com informações sobre a sua atuação, e o sistema de inteligência artificial se encarrega de conectar o perfil às empresas cadastradas, que indicam quais demandas necessitam naquele momento.
O sistema, que está no ar desde 2019, já ajudou mais de 200 bares e restaurantes a contratarem mais de 10 mil pessoas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Curitiba. É um sistema intuitivo que reduz o trabalho de seleção de candidatos de uma semana para apenas poucos segundos, como conta Alex Apter, criador do Worc.
“A gente brinca que é o match mais assertivo do mercado. Antes disso eu mesmo fazia esse trabalho, pois trabalhava com consultoria de restaurantes aplicando testes para selecionar as pessoas. Aí pensei em como um computador poderia fazer isso”, explica.
Apter conta que a taxa de contratação dos estabelecimentos através da plataforma é de 75%, e funciona tanto para cargos fixos por CLT ou intermitentes, seja para uma taxa no mesmo dia da procura ou para quando o negócio precisar.
Como é o match?
A plataforma do Worc é dividida em duas áreas distintas: uma para os estabelecimentos e outra para os candidatos. De um lado entram os empresários que vão dizer o que precisam, como, por exemplo, um garçom para um restaurante francês que tenha conhecimento de vinhos e de vendas.
Do outro lado, o candidato que se cadastra no Worc preenche as informações básicas e passa por uma série de testes e games técnicos para entender o que sabe fazer.
“Aí nós vamos juntar questões como onde ela está, pretensões de carreira, etc, para conectarmos as pessoas da forma mais rápida possível. Demora cinco segundos para dar match de umas 20 pessoas e o empresário marcar as entrevistas”, conta Alex Apter.
O sistema faz, ainda, todo o controle de ponto da jornada com homologação de diferentes sindicatos profissionais. E também faz uma espécie de simulação de onde estão gastos que podem ser otimizados, gerando economia para o empreendedor.
Na prática
Apesar
do uso massivo da inteligência artificial, o Worc tem um time de consultores
especializados em recursos humanos para atender às demandas dos empresários,
que pagam a partir de R$ 260 por mês dependendo das funções contratadas. Já o
cadastro de candidatos a colaboradores é gratuito.
do uso massivo da inteligência artificial, o Worc tem um time de consultores
especializados em recursos humanos para atender às demandas dos empresários,
que pagam a partir de R$ 260 por mês dependendo das funções contratadas. Já o
cadastro de candidatos a colaboradores é gratuito.
Entre as mais de 200 empresas atendidas pelo Worc estão as redes de fast e casual food Bullguer, Oakberry e Adega Santiago, entre outras, com filiais em diversas capitais do país.