Negócios e Franquias
Madero desativa aplicativo e une marcas em ferramenta online de pedidos
A partir deste mês, o Grupo Madero passa a implantar uma nova ferramenta de pedidos online que irá gradualmente substituir os aplicativos das bandeiras Madero e Jerônimo, unificando as duas marcas em uma única plataforma. O investimento, que custou R$ 2 milhões, foi desenvolvido para oferecer mais funcionalidades aos clientes e facilitar as operações de delivery, gerando a expectativa de que, em 2021, seja responsável por 15% do faturamento do grupo.
A plataforma foi desenvolvida com a tecnologia PWA (Progressive Web Apps) - já utilizada por grandes marcas do setor gastronômico no mundo, como Starbucks e Ele.me – que funciona como um aplicativo para os clientes, mas que não precisa ser baixada em nenhum dispositivo móvel. Essa é a primeira vantagem da ferramenta para os usuários, de acordo com o VP de operações do Madero, Rafael Mello.
Segundo ele, o usuário pode baixar o novo aplicativo, caso queira, mas também pode acessá-lo por meio de um QRCode que será distribuído pela marca em materiais de divulgação e no próprio site, o que torna a plataforma mais leve, rápida e ágil. Além disso, Mello afirma que a tecnologia pode ser acessada em modo off-line, o que expande as possibilidades de interação com a marca.
Outra vantagem apontada pelo VP de operações é que, por meio da plataforma, os usuários poderão fazer o rastreamento de seus pedidos, uma funcionalidade até então não permitida nos aplicativos.
“O tracking poderá ser feito em todas as etapas do pedido, com informações de tempo de entrega e com a confirmação de cadastro via token SMS, contendo dados do entregador e de seu veículo”, diz.
A
nova ferramenta também trará benefícios para o próprio grupo, no que diz
respeito às questões operacionais. Os pedidos feitos online, por exemplo, serão
sincronizados com o KDS (Kitchen Display System), fazendo com que cada setor de
produção da cozinha receba as solicitações específicas de sua área.
nova ferramenta também trará benefícios para o próprio grupo, no que diz
respeito às questões operacionais. Os pedidos feitos online, por exemplo, serão
sincronizados com o KDS (Kitchen Display System), fazendo com que cada setor de
produção da cozinha receba as solicitações específicas de sua área.
“Isso gera um ganho de eficiência, qualidade e padronização dos pedidos, refletindo diretamente no que é entregue aos clientes em suas casas”, afirma Mello.
Unidade e fidelidade
Unificar as bandeiras Madero e Jerônimo na mesma plataforma de vendas online é uma forma de ampliar a experiência e usabilidade dos consumidores, como explica o VP de operações do grupo. Muitos clientes, segundo ele, são fiéis aos produtos Madero; a expectativa, então, é introduzi-los a uma gama maior de possibilidades, chamando atenção para os produtos da outra bandeira.
Dentro do novo canal de vendas, ainda, as bonificações dadas ao consumir dentro da plataforma poderão ser utilizadas para futuras compras em qualquer uma das marcas do grupo. “É um benefício que nossos clientes não tinham até então. Dessa forma, incentivamos uma fidelidade ao grupo como um todo”, afirma Mello.
A incorporação das bandeiras em um único aplicativo terá uma função específica para outro projeto do grupo: a Eco Parada Madero, um complexo de restaurantes da marca que será inaugurado em São Paulo ainda este ano. Segundo Rafael Mello, clientes que acessarem a plataforma para comprar especificamente nas lojas da Parada poderão incluir produtos do Madero, Jerônimo, sanduicherias Durski e Café Madero em um único pagamento.
“Aplicar isso na Parada é mais fácil porque todas as lojas estão concentradas no mesmo lugar. No caso dos pedidos virem de lugares diferentes, a chance da qualidade do produto decair durante o trajeto é grande. Por isso, precisamos pensar bem”, explica.
A intenção do grupo para o futuro é adaptar essa especificidade para todas as lojas do país. É uma ideia que envolve muita logística, como coloca o VP de operações, pois depende de uma sincronização de pedidos que virão de locais diferentes.
De uma plataforma à outra
Atualmente, os aplicativos da rede Madero possuem uma base de mais de meio milhão de usuários cadastrados. De acordo com Rafael Mello, o maior desafio de implantar a nova plataforma será convencer esses clientes de que aderir à tecnologia será uma alternativa benéfica.
“As pessoas estão acostumadas com os aplicativos, por isso, desenvolvemos estratégias para fidelizar os usuários que optem por migrar para a nova ferramenta”, diz ele.
A primeira dessas estratégias será converter todos os usuários cadastrados na plataforma em participantes do Programa Fidelidade Madero Cashback, que os permite ganhar até 10% em crédito do valor consumido na plataforma para futuras compras em qualquer uma das marcas.
Além disso, o grupo está desenvolvendo promoções e descontos exclusivos para o novo canal. A ideia, segundo Mello, é mostrar para os clientes que migrar para a plataforma será mais vantajoso do que se manter nos aplicativos antigos. Outro objetivo é conquistar novos usuários para aumentar o número de clientes fiéis.