Negócios e Franquias
Lojas da rede Carrefour aderem a movimento que impulsiona pequenas marcas locais
O movimento “Manifesto das Marcas Locais”, que incentiva a compra de produtos de marcas locais e regionais do país, teve a adesão da rede varejista Carrefour nesta semana. A iniciativa, segundo o grupo, é para gerar uma economia local mais forte, criando valor para as comunidades e promovendo uma cadeia de produção e consumo mais sustentável, através do fomento ao consumo de marcas e produtos locais.
Com isso, o Carrefour passa a oferecer produtos locais das regiões em que atua, fazendo com que o consumidor se sinta familiarizado ao entrar nas lojas de norte a sul ao encontrar opções conhecidas da comunidade.
Além do manifesto, a rede trabalha também com cooperativas locais e duas startups: Local.e e a Muda Meu Mundo. Para Stéphane Engelhard, vice-presidente de relações institucionais do grupo, a iniciativa é um dos movimentos da companhia para ampliar a oferta de produtos com características locais e regionais, oferecendo alimentos mais frescos e saudáveis nas lojas brasileiras.
“Entendemos que valorizar a produção dessas pessoas fortalece a economia e as famílias das diferentes regiões do país, além de contribuir para um consumo mais sustentável. Com isso, diversificamos a variedade de produtos oferecidos aos nossos clientes”, conta.
Segundo a marca, essas iniciativas estão alinhadas ao compromisso global do Grupo Carrefour de liderar a transição alimentar nos países em que atua. O programa “Act for Food”, por exemplo, tem como principal objetivo facilitar o acesso a alimentos saudáveis, sustentáveis e a preços acessíveis, promovendo, ao mesmo tempo, as características regionais de cada estado ou país.
O Carrefour está presente no Brasil há 46 anos, com 721 pontos de venda em todos os estados e no Distrito Federal. O último balanço divulgado pelo grupo, em 2019, apontou um faturamento de R$ 62,2 bilhões.