Negócios e Franquias
Conheça o app brasileiro que está atendendo clientes uruguaios na fronteira
O comércio entre "cidades gêmeas" do Brasil e de países vizinhos como Uruguai, Paraguai e Argentina não é exatamente uma novidade. Mas foi essa cultura – e a demanda – que levou o aplicativo Appétit Delivery, criado em Cascavel, no Paraná, em 2018, a expandir as suas atividades para os hermanos uruguaios.
A experiência, que está em andamento há três semanas, já gerou cerca de 3 mil downloads do app do lado uruguaio, além de 1 mil pedidos, tanto no Brasil como no Uruguai. Por enquanto, o maior sucesso de pedidos são os das hamburguerias uruguaias.
Segundo o CEO do Appétit Delivery, Juliano Matias, a expansão foi natural: o app, que funciona no modelo de franquia, tem franqueados nas cidades gaúchas Santana do Livramento e Jaguarão, fronteira com as cidades uruguaias de Rivera e Rio Branco. "No Uruguai tinha um aplicativo , mas que não atendia os clientes do Brasil. Fizemos uma análise técnica e vimos que não precisaríamos mudar muita coisa, com um investimento maior em programação", conta.
O Appétit Delivery fechou agosto atendendo 70 cidades brasileiras, e projeta chegar ao número de 100 até o fim deste ano. O app conta com mais de 3 mil estabelecimentos cadastrados e 1,3 mil entregadores em operação.
Outras fronteiras
A empresa também precisou abrir um CNPJ no Uruguai e fazer algumas adaptações no app, como as de localização. Por isso, aproveitaram para tornar o aplicativo viável em multi países. Por isso, o próximo passo é mirar em cidades brasileiras de fronteira, como Pontaporã, no Mato Grosso do Sul, que faz divisa com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.
Além disso, Matias fala que o Appétit também está mapeando mais municípios uruguaios além de Rivera e Rio Branco. "O Uruguai não tem tanto essa cultura do aplicativo como no Brasil, por isso, queremos aproveitar essa oportunidade. O feedback tem sido muito positivo. Nós temos cashback em todas as compras, coisa que os uruguaios não têm nos apps".
A estratégia do app paranaense, além do cashback é, justamente, mirar as pequenas cidades e driblar as grandes marcas que são voltadas aos centros urbanos. O CEO conta que o Appétit alcança excelentes resultados em cidades de 100 mil habitantes, como Guaíba, no Rio Grande do Sul, mas também em pequenos municípios como Querência, no Mato Grosso, de 18 mil habitantes.