Como valorizar fotos de comida e fazer bonito nas redes sociais
Bom Gourmet
27/04/2017 20:00
A redes sociais potencializaram a expressão comer com os olhos. Quem nunca ficou com água na boca ao ver a foto de um quitute saboroso no feed do Instagram ou Facebook?
Convidamos o fotógrafo Fernando Zequinão e também professor de fotografia de gastronomia, para dar dicas de como valorizar suas fotos de comidas.
Para ilustrar, nada de fotos tiradas com câmera profissional, fotômetro e rebatedores: todas as imagens foram feitas com um celular, com pratos do Bistrô Muf’s Café. Confira:
1. Escolha a luz certa
Ao chegar no restaurante, bar ou café, prefira sentar-se próximo à janela, assim você aproveita a luz natural, perfeita para fotografar. Se não for possível, a sugestão do fotógrafo é sentar-se próximo à fonte de luz artificial, mas não exatamente debaixo dela. “A luz nunca deve ser frontal, nem bem em cima. O ideal é a luz difusa“, explica o fotógrafo.
Sobre flash? Nem pensar, é luz frontal! Mas Zequinão dá uma dica: você pode usar o flash de outro celular como contraluz. Este tipo de iluminação exalta o volume e a textura do alimento e é ponto chave na fotografia de gastronomia.
* * *
2. Use a opção ajuste de exposição do seu celular
A maioria dos smartphones oferece uma opção pouco explorada: o ajuste de exposição no momento em que você tira a foto. Se você estiver ao lado de uma janela em dia de sol, por exemplo, a luz média da fotografia será mais alta do que aquela necessária para uma boa foto. Neste caso, recomenda-se diminuir a exposição.
* * *
3. Opte pelo melhor ângulo
Quando o alimento é servido em um prato ou bowl, fotografar de cimaé uma das melhores escolhas. Além de incluir todos os detalhes da comida, o ângulo valoriza a composição e ajuda a eliminar pessoas e partes do restaurantes indesejáveis na fotografia.
Já para fotografar bebidas servidas em taças, alimentos altosou que contenham camadas, como bolos e sanduíches, o melhor ângulo é o lateral, mais baixo, enfatizando as características destes alimentos.
* * *
4. Preste atenção nas cores
Fundos neutros, sem cores fortes ou distrações, ajudam a dar destaque para o alimento. O ideal é que as cores estejam harmonizadas ou em contraste, como uma bebida clara em uma mesa de madeira escura. Deve-se evitar juntar cores que disputem a atenção de quem vê a foto.
* * *
5. Aproveite os acessórios da mesa:
Arranjos de flores, talheres, um enfeite qualquer, jogo americano: tudo o que for bonito e tenha cores que combinem com seu prato pode ser aproveitado na foto.
Um guardanapo debaixo do parto ajuda a criar mais uma camada na fotografia, separando o prato da mesa. Um livro ou um caderno ajudam a criar um ambiente interessante. Saiu para jantar com um amigo? Ótimo! Você pode colocá-lo na cena, criando uma narrativa para a imagem.
* * *
6. Faça as edições necessárias:
Nem sempre as condições do lugar ajudam a fazer uma foto perfeita. Nesses casos você pode contar com a ajuda de aplicativos de edição que oferecem dezenas de opções de ajustes. “VSCO, Snapseed e Lightroom são os aplicativos que eu indico”, aponta Zequinão.
* * *
Onde comer:
Bistrô Muf’s Café / Adega Muf’s: (41) 3036-4848 Rua Bispo Dom José, 2.249 | Batel | Curitiba – PR Atendimento: terça a quarta, das 14h às 23h e quinta a sábado, das 14h à 01h.
Sobre Fernando Zequinão: Fotógrafo publicitário formado em Desenho Industrial e pós-graduado em Fotografia e Imagem em Movimento pela Universidade Positivo, atualmente trabalha com fotografia publicitária em tempo integral e ministra as aulas de Fotografia de Gastronomia no Centro Europeu. Já realizou diversos trabalhos para o Núcleo Estilo de Vida Gazeta do Povo como fotos para o especial Casa Cor, Rota Decor e Haus Decor Week (Haus), Festivais Bom Gourmet (Bom Gourmet) e Viver Bem.