Bom Gourmet
Aprenda a harmonizar espumantes com peixes e frutos do mar
Quem disse que peixe só combina com vinho branco? Em especial para o verão, os espumantes são uma ótima pedida. Para contrapor as altas temperaturas, muitas borbulhas e frescor. No prato, frutos do mar e peixes da época, para aproveitar a temporada.
Para harmonizar bebidas e pratos, não existem regras além do equilíbrio. “Precisa ter bom senso e certo limite, mas precisa quebrar barreiras”, comenta o premiado chef Ivan Lopes, eleito três vezes na categoria Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet. Confira suas dicas de harmonização de espumantes com peixes e frutos do mar para aproveitar os melhores sabores do verão:
Brut
De acordo com Ivan, na hora de harmonizar, pouco importa o peixe ou o fruto do mar em si, mas sim os ingredientes do prato como um todo e seu modo de preparo. No caso do espumante brut, mais intenso, o ideal é servi-lo junto a um prato com sabores mais cítricos e leves, sem molhos. “Só o suco do peixe, um azeite, alguma coisa mais mediterrânea. Aí você vai para um brut”, aconselha Ivan.
O chef escolheu harmonizar o espumante brut com uma ceviche. Mesmo que seja um prato leve, ele possui a acidez da cebola e do limão, além do frescor do peixe e a ardência da pimenta dedo de moça.
* * *
Moscatel
O pré-requisito para harmonizar com o moscatel é ter dulçor. Mas não são apenas as sobremesas que combinam com este espumante. Preparos agridoces, com molhos e gorduras, também harmonizam muito bem. A dica, então, é deixar o moscatel para os preparos mais encorpados, que levam cremes e uma pitada de dulçor.
O chef combinou o moscatel com um nhoque de batatas, cujo molho leva salmão, um pouco de creme de leite fresco, molho de tomate, sal e manteiga. Para dar o ponto, Ivan usa espumante brut, o que confere ao molho um sabor agridoce.
* * *
Demi-sec
Intermediário ao brut e ao moscatel, o demi-sec também combina com preparos que tenham certo nível de dulçor. “Demi-sec sempre vai bem com pratos que levam frutas”, afirma o chef. Um exemplo seria uma salada de manga verde e atum grelhado ou camarões na minimoranga.
Ele escolheu combinar o espumante com um risoto preparado com abóbora cabotiá, vinho branco, parmesão, manteiga e camarão.