Bom Gourmet
Passo a passo do moussaka, a lasanha à moda grega
O curitibano Constantino Frantzezos – mais conhecido como chef Kostas – cresceu envolto pelas tradições, cultura e gastronomia da Grécia, país natal de seu pai. Seu gosto pela culinária helênica surgiu na infância: aos 12 anos ele já aprendia as receitas da família com a avó Dimitra.
Entre os pratos que saíam da cozinha da imigrante, destacava-se o moussaka, especialidade grega que se assemelha à lasanha, feita com berinjela, batatas, tomates, molho bechamel e carne, tradicionalmente de cordeiro. “A gente comia o moussaka em alguns momentos especiais com a família. É um prato muito comum para o grego. Ele tem um apelo muito forte com os estrangeiros por ser muito saboroso”, conta o chef Frantzezos, responsável pelo Kalamata, restaurante grego localizado na vila gastronômica Ca’dore, em Curitiba.
Pesquisadores acreditam que as primeiras versões do moussaka tenham se originado no Oriente Médio. O prato foi disseminado pelo território ocupado pelo Império Otomano – que teve seu ápice no século 16 –, o que explica a presença da preparação com diferentes variações no Egito, Turquia, Grécia e outros países dos balcãs. Em 1920, o chef grego Nicolau Tselemente, conhecido por modernizar a culinária grega, acrescentou o molho bechamel francês ao moussaka em uma tentativa de europeizar o prato. “Ele executou a versão do moussaka que virou a oficial grega. Até então esse prato não ia ao forno. Foi esse chef que o colocou para gratinar e aí se tornou a versão mundialmente famosa”, explica Frantzezos, que estudou e trabalhou com gastronomia em Mykonos, a ilha mais badalada da Grécia.
Confira a seguir o passo a passo desta receita secular:
1. Faça o molho de carne
A receita tradicional do moussaka grego leva cordeiro, mas você pode utilizar a carne de sua preferência. Após fritar a carne moída com a cebola refogada, adicione o molho de tomate e dê o toque marcante do prato mediterrâneo com as ervas e especiarias.
2. Prepare os vegetais
Enquanto o molho à bolonhesa cozinha, descasque as batatas. As berinjelas devem ser preparadas com a casca.
3. Comece a montagem
Coloque uma camada de batata no refratário e salgue-a generosamente. A seguir, adicione camadas de berinjela. Cubra tudo com o molho de carne.
4. Molho bechamel
O molho bechamel é o principal diferencial da versão grega do moussaka. Para prepará-lo, derreta a manteiga em uma panela e acrescente o trigo até dourar levemente. Adicione o leite e mexa até engrossar. Desligue o fogo, acrescente o ovo, o sal, a noz-moscada e 50 g do parmesão.
5. Hora de finalizar
Cubra as camadas com o molho bechamel. Acrescente o restante do parmesão sobre o moussaka para gratinar e leve a preparação ao forno em 180° até dourar. Bom apetite!
LEIA TAMBÉM: