Bom Gourmet
Mercado Municipal de Curitiba celebra 66 anos com exposição fotográfica
Nesta sexta-feira (2), o Mercado Municipal de Curitiba completa 66 anos de atividades. Uma exposição fotográfica em parceria com o Centro Europeu, que vai do dia 2 até o dia 30 de agosto, vai comemorar a data. Dez alunos de fotografia da instituição foram selecionados para fotografar o espaço do Mercado e mostrar sua visão sobre o local. As fotos serão expostas em totens no Espaço Arena.
"O Mercado Municipal de Curitiba, com sua diversidade de cores, aromas e sabores, é um símbolo da riqueza cultural e gastronômica de nossa cidade. Nesta exposição, os alunos do Centro Europeu tiveram a oportunidade de explorar e capturar, através de suas lentes detalhes que fazem dele um lugar tão especial", conta Cleverson Augusto Schilipacke, presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme).
História do Mercado
Apesar do aniversário de 66 anos do Mercado Municipal, sua história é bem mais antiga. A primeira sede do Mercado foi instalada na década de 1860, na atual Praça Zacarias. Na época, era popularmente chamado de Mercado dos Quartinhos. Em 1874, foi transferido para o Largo da Cadeia, atual Praça Generoso Marques. A segunda sede foi demolida em 1914, para dar lugar ao Paço Municipal.
Então, o Mercado se mudou para o Batel, na Praça Theodoro Bayma, onde ficou até 1937. Em 1943, o urbanista francês Alfred Agache apresentou o Plano Agache, que propôs o endereço atual. Desde 1958, o Mercado Municipal fica na Avenida Sete de Setembro, entre as ruas General Carneiro e Paz.
Hoje, conta com quase 200 estabelecimentos, oferecendo uma variedade de frutas, verduras, carnes, bebidas, opções gastronômicas e artesanato.
66 anos do Mercado Municipal
Horário: de terça a sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h.
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro.
Instagram: @mercadomunicipaldecuritiba.