Mercado e Setor
Saiba quais são as restrições nos restaurantes de Curitiba pelos próximos 15 dias
A ocupação dos restaurantes de Curitiba seguirá em 70% por mais duas semanas, de acordo com o novo decreto sanitário anunciado no final da tarde desta quinta (3), pela prefeitura. O documento prorroga as atuais medidas em vigor há três semanas, mas agora por um prazo de 15 dias.
Com isso, os estabelecimentos precisam controlar a quantidade de pessoas que ingressam nos salões para não superar a capacidade limitada do permitido pelo Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLBC). A medida, segundo a prefeitura, é necessária para diminuir a circulação de pessoas e segurar o avanço da Covid-19, que entrou em uma fase de estabilidade.
Além da capacidade menor e atendimento nos restaurantes, também segue vedada a circulação de clientes sem máscara de proteção, permitido retirá-la apenas ao sentar-se à mesa para o consumo. Segue proibido, ainda, o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, exceto em feiras livres e de artesanato.
Regras
Veja como ficam as restrições do novo decreto 140/2022, válido até o dia 17 de fevereiro:
- Capacidade de público dos estabelecimentos não deve ultrapassar 70% da ocupação prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLBC).
- Obrigatório o uso de máscara facial em espaços de uso público ou de uso coletivo.
- Proibido o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, exceto em feiras livres e de artesanato.
- Cumprimento do Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba, que determina, entre outras medidas:
- Não poderá haver circulação de pessoas consumindo alimentos e bebidas no estabelecimento.
- Mesas para consumo devem ser higienizadas antes e após a utilização.
- Uso de máscaras de proteção para todos os clientes e funcionários durante o período de permanência dentro e fora do estabelecimento.
- Somente permitida a retirada da máscara pelos clientes durante o consumo e quando sentados, devendo recoloca-la o mais breve possível.
- Manter os ambientes bem arejados ou equipamentos de ar condicionado com filtros e dutos limpos e manutenção e limpeza periódica.
- Disponibilizar equipamentos para a higienização das mãos, como álcool em gel 70% ou pias providas de água corrente, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis com lixeira acionada por pedal.
- Pagamento de contas e comandas preferencialmente por meios eletrônicos sem contato, e com a disponibilização de álcool em gel 70% imediatamente para a higienização das mãos.
Todos os protocolos para cada tipo de operação estão disponíveis no site especial para o coronavírus da prefeitura de Curitiba.