Mercado e Setor
Restaurantes seguem com medidas restritivas mínimas em Curitiba, mas em alerta
O atual decreto sanitário de medidas restritivas contra a Covid-19 em Curitiba será válido por mais uma semana, de acordo com o anúncio feito pela prefeitura no final da manhã desta quinta (6). As determinações ainda são as mais flexíveis desde o começo da pandemia, mas com uma duração menor do que as anteriores.
Segundo a prefeitura, este novo decreto de bandeira amarela será válido apenas por 7 dias, enquanto que os anteriores duraram de 14 a 21 dias. Isso se dá por conta do salto no número de casos confirmados e ativos de coronavírus e também do crescimento de infectados pela gripe H3N2.
Com isso, os bares, restaurantes, lanchonetes, eventos e demais estabelecimentos do setor seguem com medidas mínimas como a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em ambientes de uso público ou coletivo, e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas (exceto feiras livres e de artesanato).
Segundo Nelson Goulart Junior, presidente da seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), é preciso que os empresários mantenham o rigor na adoção das medidas de prevenção ao coronavírus.
“Desta forma e para manter o ritmo da retomada sem mais solavancos, precisamos ser muito severos com as equipes e com os clientes em relação aos cuidados previstos pelo decreto vigente”, diz.
Embora não haja mudanças, a secretária municipal
de saúde, Márcia Huçulak, afirma que todos precisam colaborar para segurar uma
disparada ainda maior no número de casos.
de saúde, Márcia Huçulak, afirma que todos precisam colaborar para segurar uma
disparada ainda maior no número de casos.
“Contamos com a população para manter a vacinação em dia e manter os cuidados preventivos à risca para conter a transmissão”, diz.
Para a pasta, o aumento pode estar ligado à propagação da variante Ômicron, embora testes positivados ainda estejam em análise. A média móvel do número diário de casos novos subiu 569,2% nos últimos 14 dias, e a média móvel de casos ativos subiu de 182,9% no mesmo período, informa a prefeitura.
Regras
Veja quais são algumas das medidas restritivas ainda em vigor em Curitiba de acordo com o novo decreto válido até 13 de janeiro, que prorroga as medidas do 1850/2021 em vigor desde 4 de novembro:
- Não poderá haver circulação de pessoas consumindo alimentos e bebidas no estabelecimento.
- Devem observar a capacidade máxima de ocupação.
- Mesas para consumo devem ser higienizadas antes e após a utilização.
- Uso de máscaras de proteção para todos os clientes e funcionários durante o período de permanência dentro e fora do estabelecimento.
- Somente permitida a retirada da máscara pelos clientes durante o consumo e quando sentados, devendo recoloca-la o mais breve possível.
- Manter os ambientes bem arejados ou equipamentos de ar condicionado com filtros e dutos limpos e manutenção e limpeza periódica.
- Disponibilizar equipamentos para a higienização das mãos, como álcool em gel 70% ou pias providas de água corrente, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis com lixeira acionada por pedal.
- Pagamento de contas e comandas preferencialmente por meios eletrônicos sem contato, e com a disponibilização de álcool em gel 70% imediatamente para a higienização das mãos.
Todos os protocolos para cada tipo de operação estão disponíveis no site especial para o coronavírus da prefeitura de Curitiba.