Thumbnail

Os restaurantes de Curitiba voltam a funcionar com salões abertos até às 22h.

Mercado e Setor

Restaurantes de Curitiba querem que novo decreto permita funcionamento até às 22h

Guilherme Grandi
17/06/2020 21:16
Os bares, lanchonetes e restaurantes de Curitiba, por meio das associações do setor, aguardam para sexta-feira (19) as novas regras de funcionamento dentro da bandeira laranja de risco médio, que foi alterada no último final de semana pela prefeitura de Curitiba por causa do avanço dos casos da doença provocada pelo novo coronavírus.
A expectativa era de que houvesse uma flexibilização do horário permitido dos restaurantes, das 11h às 15h, em decreto publicado nesta quarta (17). No entanto, a prefeitura decidiu suspender o novo regramento após um agravamento dos registros de casos e ocupação de leitos de UTIs públicas do Sistema Único de Saúde na terça (16).
Segundo a secretaria municipal da Saúde, os técnicos seguem avaliando as mudanças pedidas pelo setor de alimentação fora do lar "em relação às determinações do Decreto 774, como o de academias e restaurantes". Até lá, a secretária Márcia Huçulak afirma que seguem valendo as regras já determinadas no último fim de semana.
A regional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) diz que concorda com o decreto atual e com o que vier a ser decidido nas novas medidas, mas pede uma ponderação das medidas restritivas ao setor.
Um ofício encaminhado na manhã desta quarta (17) ao secretário de municipal de governo, Luiz Fernando Jamur, afirma que as regras como estão vão afetar ainda mais os estabelecimentos da capital.
"As [casas] que conseguiram ficar abertas contam hoje com, em média, 25% do que seria o normal, distribuídos entre almoço e jantar. O fechamento dos restaurantes no horário do jantar levará a maior aglomeração de pessoas no almoço", afirmam os dirigentes da entidade.
Restaurantes
Entre os pedidos que já haviam sido feitos no último final de semana após a publicação do decreto de bandeira laranja e que seguem neste novo ofício da Abrasel-PR, está a flexibilização do horário de atendimento presencial nos salões dos restaurantes de rua das 11h às 22h, sendo o restante do período apenas para o serviço de balcão (take away), delivery e drive thru todos os dias da semana. Atualmente os restaurantes só podem abrir as portas aos clientes das 11h às 15h, com a proibição dos buffets.
No caso das lanchonetes e restaurantes localizados em shoppings centers e galerias comerciais, o pedido é para que o horário de atendimento seja o mesmo dos centros de compras, e não apenas das 12h às 15h com o restante do tempo apenas para balcão (take away), delivery e drive thru. Os estabelecimentos de autosserviço (buffets) e que permitem refil de bebidas seguem proibidos.
Bares também querem
Já o Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (SindiAbrabar) pede que os bares, que estão proibidos de funcionar, sejam liberados apenas para atendimento direto nas mesas, sem aglomeração ou pessoas em pé, das 11h às 22h.
Decreto conjunto
As novas medidas que serão anunciadas na sexta-feira (19) terão validade em Curitiba e nos municípios da região metropolitana, como anunciado nesta quarta pela Prefeitura e Governo do Estado.
O regramento unificado foi definido após uma reunião do governador Ratinho Junior com os prefeitos da capital e RMC, com o objetivo de traçar uma estratégia uniforme de combate à Covid-19, regulamentando o horário de funcionamento das atividades comerciais, industriais e de serviços; escalonamento de atividades; permissão/proibição de atividades comerciais, sociais e religiosas.
“Aguardamos o regramento comum proposto pela Secretaria de Estado da Saúde, para poupar a nossa região e o nosso Paraná da grave emergência sanitária que nos empurra para um lockdown, que nenhum de nós deseja”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail