Thumbnail

As padarias podem funcionar seguindo protocolos de segurança e higiene.

Mercado e Setor

Padarias e confeitarias devem seguir protocolos de segurança para atrair clientes; veja recomendações

Guilherme Grandi
20/07/2020 14:12
Consideradas como serviço essencial, as padarias e confeitarias precisaram rever seu modo de funcionamento e se adaptar às novas exigências tanto dos consumidores como das autoridades sanitárias. Assim como o restante do setor de alimentação fora do lar, as panificadoras também precisaram suspender alguns serviços, como buffets, diminuir a capacidade de atendimento no salão e fazer filas com marcações de distanciamento – além de implantar o serviço de delivery, que muitas não realizavam.
Para ajudar na operação dentro das novas regras sanitárias e atrair clientes com mais confiança, o Sebrae do Paraná elaborou um extenso protocolo de segurança para todo o espaço físico do negócio, o trato com os colaboradores e o atendimento aos clientes.
Além de adaptar a operação às novas regras, a consultora Patrícia Santini afirma que é preciso comunicar ao consumidor que os protocolos de segurança sanitária e boas práticas de alimentação estão sendo cumpridos. “Porque a sensação de estar protegido, especialmente neste momento, influencia a decisão de compra, seja para consumir no local, pegar e consumir em casa ou por delivery”, diz.
Veja quais são os cuidados recomendados pelo protocolo de segurança do Sebrae-PR e também as orientações da secretaria municipal de Saúde de Curitiba para a operação das padarias e confeitarias:
Colaboradores
Espaço físico
Clientes
De acordo com o Sebrae, os cuidados com os
clientes “visam evitar aglomerações e aumentar a efetividade da segurança, ao
mesmo tempo em que garante a percepção de que os cuidados estão adequados”.
O Sebrae lembra ainda que a flexibilização das regras de distanciamento social e reabertura de atividades comerciais até então proibidas não significa uma retomada imediata do movimento. Isso dependerá do comportamento dos clientes, que querem se sentir seguros para consumir.