Thumbnail

Estimativa dos sindicatos laborais é de que serão pelo menos 10 mil desempregados no Paraná por causa do fechamento dos restaurantes.

Mercado e Setor

Grupo de bares e restaurantes coleta assinaturas e pede lockdown em Curitiba

Guilherme Grandi
18/06/2020 19:50
Um abaixo-assinado que pede o fechamento total do comércio de Curitiba para conter o avanço da pandemia do coronavírus, o chamado lockdown, já conta com mais de 8.900 assinaturas até as 16h40 desta quinta-feira (18). A petição virtual foi criada pelo movimento "Fechados pela Vida", uma iniciativa criada em meados de abril por empresários do setor de gastronomia e entretenimento que já conta com quase 200 participantes.
O grupo vem pedindo que o poder público tome medidas mais enérgicas para conter o avanço da pandemia em Curitiba -- discurso que foi reforçado após a prefeitura anunciar a reabertura do comércio da cidade "sem nunca ter mandado fechar", diz uma das organizadoras do movimento, Janaína Santos.
A iniciativa age independentemente das associações do setor, como Abrasel-PR e Abrabar, que pedem que a prefeitura permita o funcionamento de restaurantes das 11h às 22h diariamente, com todos os estabelecimentos cumprindo as normas contra a transmissão do coronavírus.
Sócia do Cosmos Gastrobar, que está fechado há três meses, Janaína afirma que é preciso agir rápido para evitar um colapso do sistema de saúde (a taxa de ocupação das UTIs do Sistema Único de Saúde está em 85%), e que os empresários não podem ficar sem ajuda. Assim como ela, outros que não reabriram as portas para ajudar no combate à Covid-19 estão quase sem recursos para voltar a funcionar quando a situação melhorar.
"Precisamos de mais apoio às pequenas empresas que são as mais afetadas e as que menos receberam ajuda financeira", conta
O grupo elenca uma série de medidas urgentes que precisam ser tomadas para evitar uma crise ainda mais profunda do setor de serviços na capital:
O abaixo-assinado do movimento está disponível aqui e mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do Fechados pela Vida ou no e-mail fechadospelavida@gmail.com