Thumbnail

Diferente do ano passado quando era realizado no Restaurante Madalosso, o Fórum Tutano 2020 será totalmente online.

Mercado e Setor

Fórum Tutano 2020 vai discutir soluções para os negócios no pós-pandemia

Stephanie Abdalla, especial para o Bom Gourmet
17/09/2020 12:45
A terceira edição do Fórum Tutano pela Gastronomia, realizado nos dias 22 e 23 deste mês de forma totalmente digital, tem como objetivo principal debater a retomada do setor gastronômico no período pós-pandemia. Serão seis painéis e 37 convidados e especialistas discutindo soluções para toda a cadeia, desde o fornecedor até as futuras tendências para empreendedores.
Os painéis serão transmitidos ao vivo pelo site do evento e mediados pela equipe de curadores formada pelo chef Rodrigo Bellora, pela mixologista Néli Pereira, pela sommelier e consultora de hospitalidade Carolina Oda, a especialista em tendências Carolina Sass de Haro, o historiador e cientista político João Grinspum Ferraz e o empresário paulistano Edrey Momo.
Outro formato de conteúdo dessa edição, que é inédito, é o TOCs (Transtorno Obsessivo por Conhecimento), espaço de debate mais curto caracterizado como talk, que vai reunir empreendedores, ativistas, profissionais da comunicação, do turismo, da organização social e outras áreas que dialogam com o setor.
De acordo com Beto Madalosso, criador do Fórum Tutano, essa edição
está mais madura do que as anteriores, tanto por conta do evento estar mais
consolidado e ter conseguido nomes mais fortes para os debates, quanto pela
consciência que a pandemia despertou no setor.
“Toda crise nos faz buscar soluções e alternativas, ela constrói negócios melhores e mais inteligentes. É até legal, como empreendedor, ser colocado à prova durante a crise e ter a oportunidade de parar e pensar no que pode ser feito melhor”, diz Beto.
Ele ainda comenta que espaços como o Fórum são importantes porque fazem com que as pessoas enxerguem além da zona de conforto e pensem aspectos para além do que acreditavam que seria possível evoluir.
Aprendizados passados
Ideias que foram debatidas nas edições anteriores do Fórum e que, de acordo com Beto, continuam muito atuais no contexto desta edição envolvem a valorização do produto e serviço local, bem como a preocupação com a sustentabilidade dos negócios.
Não precisamos olhar para longe para ver qualidade. Isso foi um debate anterior que eu sinto que foi colocado em prática por muitos no setor. Nós mesmos decidimos aplicar isso para essa edição: todos os nossos painéis vão ter, ao menos, uma pessoa do Paraná, porque fizemos questão de valorizar nosso estado”, afirma o idealizador.
Ele também explica que, nos últimos anos, percebeu uma grande movimentação dos empreendedores de gastronomia para falar sobre o papel social das empresas.
A sustentabilidade de um negócio, de acordo com Beto, não se resume ao lucro que ele traz; se trata de questionar qual o impacto daquele negócio no mundo, e se ele é positivo para as pessoas e o meio ambiente ao seu redor.
Participantes
Entre os participantes dos debates estão a chef Manu Buffara; o chef Miguel Azevedo Peres, dono do Pigmeu em Lisboa; o uruguaio Ignacio Mattos, chef à frente do restaurante Estela em Nova York; Ricardo Garrido, da Cia Tradicional de Comércio; Patricia Lion, da Tasty Salad; Raphael Despirite, do Fechado para Jantar; Melissa Oliveira, diretora geral do Unique Hotel (SP); Felipe Jannuzi, criador do Mapa da Cachaça, do Ethylica e do Virga; Revecca Tapie, coordenadora de projetos Slow Food Brasil na região Nordeste; Gabriella Bueno, Miss Brasil Trans 2018 e ex-hostess do Bar dos Arcos (SP), além de outras personalidades que vivem a gastronomia no dia a dia.
A palestra de encerramento do Fórum Tutano 2020 terá a participação especial da historiadora e pesquisadora Adriana Salay e do chef Rodrigo Oliveira, considerado um dos 100 brasileiros mais influentes.
O tema será o papel restaurador dos negócios de gastronomia e a cozinha solidária, usando como exemplo a “Quebrada Alimentada”, do Restaurante Mocotó, que distribui marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade, as mais afetadas durante a pandemia.
Confira a programação
22 de setembro
  • 14h30 às 15h: "Hora do Embarque", palestra de abertura com Beto Madalosso.
  • 15h às 16h: "Terra à vista - Produtos e Produtores", com curadoria e mediação do chef, pesquisador e agricultor Rodrigo Bellora.
  • 16h15 às 17h15: "Capitães do mar - Conceito e Gestão de Restaurantes", com curadoria e mediação do restaurateur paulistano Edrey Momo.
  • 17h30 às 18h30: "Timoneiras e Timoneiros – Chefs e a cozinha pós-pandêmica", com curadoria e mediação do historiador e cientista político João Ferraz.
23 de setembro
  • 14h30 às 15h30: "Show no convés - marinheiros de serviço e salão", com curadoria e mediação da consultora em hospitalidade Carolina Oda.
  • 15h45 às 16h45: "Alerta de ressaca - ingredientes e bebidas brasileiras", com curadoria e mediação da bartender e mixologista Néli Pereira.
  • 17h às 18h: "Farol de tendências - comportamento do consumidor", com curadoria e mediação da consultora em hotelaria e gastronomia Carolina Haro.
  • 18h15 às 19h15: "Especial Rodrigo Oliveira e Adriana Salay", painel sobre o projeto desenvolvido pelo restaurante Mocotó, de São Paulo.
Todo o conteúdo ficará disponível por 30 dias após a realização do evento para os inscritos no Fórum Tutano. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail