Mercado e Setor
Curitiba segue na bandeira amarela; eventos com até 1 mil pessoas estão permitidos
Pela 11ª semana consecutiva, Curitiba segue em bandeira amarela de alerta contra a covid-19. As regras para os estabelecimentos do setor gastronômico continuam as mesmas: ocupação limitada a 50% e distanciamento de 1,5m entre as mesas. Além disso, é vedada a permanência de pessoas em pé em lounges, corredores ou camarotes. As regras atuais seguem vigentes até o dia 6 de outubro.
Seguindo o decreto estadual da terça-feira (14), a cidade passa a permitir a realização de eventos em casa de festas e recepções com limite de público de 1 mil pessoas, desde que não exceda a capacidade de ocupação de 50% previsto para o local no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB.
Neste caso, também fica proibida a permanência de pessoas em pé. Pistas de dança seguem fechadas, tanto no decreto estadual como no municipal. A orientação das Secretarias de Saúde é de que os participantes de eventos permaneçam de máscara, cobrindo o nariz e a boca, quando não estiverem ingerindo alimentos ou bebidas.
Curitiba passa a permitir, nos teatros, apresentações musicais ou teatrais, desde que observada a ocupação de 70% e com público sentado, respeitando o distanciamento de, no mínimo, uma poltrona entre grupos sociais diferentes e uso de máscara.
O decreto municipal libera ainda eventos corporativos com mais de 300 pessoas, desde que obedeça a ocupação de até 50% e que o acesso seja restrito a pessoas com teste negativo PCR ou de antígeno para covid-19 realizado até 48 horas antes da data do início do evento. Casas de show e casas noturnas seguem proibidas de funcionar.
A decisão sobre a retomada de determinadas atividades ocorre mediante análise de um Comitê de Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde, que leva em conta os dados epidemiológicos da cidade, como a taxa de retransmissão (RT), que indica o número de novos contaminados e possibilidade de transmissão para outras pessoas. O RT em Curitiba está em 0,84. Há 15 dias, era de 0,89. O número abaixo de 1 significa desaceleração da pandemia.
No Paraná
Na terça (14), o governo estadual alterou as medidas restritivas em todo o estado. Além da possibilidade da realização de eventos com até 1 mil pessoas, está permitida a livre circulação na madrugada e venda de bebidas alcoólicas no período. Os eventos precisam respeitar o limite de capacidade do local realizado em 50% (áreas fechadas) e 60% (ao ar livre).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as regras podem ser alteradas em razão do cenário epidemiológico ou da situação vacinal.