Thumbnail

A vila gastronômica Villa Hygge, em Araucária. Espaço fechou para atendimento presencial durante a pandemia do coronavírus

Mercado e Setor

Cardápio unificado, promoções, “pegue e leve”: o que as vilas gastronômicas estão fazendo para driblar o coronavírus

Flávia Schiochet
24/03/2020 21:04
Enquanto evitar aglomerações é uma das ações mais eficientes para combater o novo coronavírus, as vilas gastronômicas em Curitiba contornam a questão adotando, cada uma à sua maneira, soluções temporárias.
O principal ponto para esses complexos gastronômicos é que seus salões são compartilhados, por isso, algumas operações têm apostado em redução de horário de atendimento, outras, em unificar cardápio para divulgação do delivery e take away (pegue e leve) ou ainda fazendo promoções com entrega grátis.
No Mossunguê, a Mercadoteca, optou por diminuir em duas horas o período de funcionamento e fechou o salão para atendimento presencial e para a retirada no balcão: as 13 lojas do espaço abrem a partir das 12h e só trabalham com delivery.
A Vila Urbana, no Centro de Curitiba, também suspendeu suas operações presenciais, e 20 de seus 25 estabelecimentos estão atendendo apenas por aplicativos de delivery. O Diô Wine Bar deslocou sua operação para outro endereço e excluiu de seu delivery as comidinhas que eram servidas no quiosque. São cerca de 40 rótulos com preços a partir de R$ 65 – pedidos com duas garrafas ou mais estão isentos da taxa de entrega.
Em reunião, os lojistas e diretoria da Souq, complexo gastronômico aberto na Vila Izabel há pouco mais de um ano, decidiram manter o espaço fechado por enquanto. Algumas marcas, como Wine Not Celebrate, Beer Mad, Batalha dos Espetos, DOM Bar, Bella Itália, Pão com Bife e Steak Prime estão atendendo por delivery independentemente, produzindo em cozinhas que não ficam dentro da vila gastronômica.
"Algumas operações que têm estrutura fora do Souq estão atendendo no formato de delivery e recebendo todo o nosso apoio, afinal somos uma comunidade", disse Dauro Jr., diretor administrativo da Souq. As redes sociais da marca estão divulgando promoções e postagens das operações como forma de incentivar os negócios. "A depender do cenário nos próximos dias, avaliamos a possibilidade de abrir a Souq para delivery", diz Dauro.
Em Araucária, a Villa Hygge passou a atender apenas por delivery desde sábado (21). Todos os cardápios foram unificados em um arquivo para facilitar os pedidos, com opções reduzidas por loja. "Fizemos um menu compacto, com algumas das opções mais vendidas por aqui, inclusive com sugestões que atendem toda a família, em valores acessíveis", explica Luan Fruet, um dos administradores da Villa Hygge, aberta em 2018.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail