Thumbnail

Embora não seja mais obrigatório, uso de máscaras ainda é mantido por alguns restaurantes para suas equipes.

Bom Gourmet

Manter ou não o uso de máscaras pelas equipes? Dúvida divide donos de restaurantes

Francielli Xavier
20/09/2022 16:42
Manter ou não o uso de máscaras pelas equipes de atedimento em restaurantes e bares? Essa tem sido uma dúvida de muitos donos de estabelecimentos de alimentação fora do lar. Embora o uso de máscaras em ambientes fechados tenha deixado de ser obrigatório em Curitiba em maio deste ano, não é raro ver garçons, atendentes e outros da equipe de atendimento com o acessório.
Em alguns estabelecimentos, isso ocorre por uma decisão dos donos em manter o uso da máscara em seus estabelecimentos mesmo num cenário de queda no número de casos e mortes por Covid-19. Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 14 de setembro havia 586 casos ativos da doença em Curitiba .
Robson Caffaro, proprietário do Casa da Esquina, diz que está num dilema. “Quando a gente vê a redução dos casos e a maioria dos clientes sem máscaras, me parece não ser mais necessário”, explica. De acordo com o empresário, por enquanto, os funcionários que lidam diretamente com o público vão continuar usando as máscaras, mas logo que as temperaturas subirem, será reavaliada a necessidade do uso.
Já o empresário Gastão Berndt, proprietário do Bar Gastbier, manteve as máscaras nas áreas de manipulação de alimentos. “Não vemos necessidade do uso no salão, porém mantemos o álcool gel em todas as mesas.” Ele observa que pouquíssimos clientes usam máscaras dentro do estabelecimento e as vacinas trouxeram mais confiança para as pessoas.
Embora não seja mais obrigatório, o uso de máscaras ainda é recomendado pela prefeitura de Curitiba. Infectologista do Hospital Vita, Marta Fragoso lembra que as máscaras são equipamentos de proteção individual importantes para prevenir também a propagação de outras doenças.
“As máscaras se mostraram eficazes também no controle de resfriados e do sarampo, por exemplo, que está voltando”, diz.
Ela ressalta que cada indivíduo deve ter bom-senso e utilizar a máscara principalmente em caso de sintomas gripais. “Os orientais já tinham este hábito e agora o mundo todo aprendeu a importância dele”,  orienta.
A secretária municipal de saúde, Beatriz Battistella, reforça a orientação da infectologista. “A Secretaria Municipal da Saúde recomenda o uso de máscara em ambientes fechados, serviços de saúde e principalmente para pessoas com sintomas respiratórios, independentemente do local”, declara.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail