Mapa da Cultura Alimentar
Exposição Mapa da Cultura Alimentar estreia em São Paulo
Após uma bem-sucedida temporada no Shopping Mueller, em Curitiba, a exposição Mapa da Cultura Alimentar, que retrata de forma inventiva dez produtos do Paraná e dois de Santa Catarina que possuem o selo de Identificação Geográfica (IG), estreia nesta segunda-feira (9) em São Paulo.
Até o dia 23 de outubro, as seis instalações artísticas que representam ingredientes e hábitos alimentares brasileiros, a partir do uso de materiais reciclados, ficam em cartaz no complexo empresarial 17007 Nações, às margens do Rio Pinheiros, na Zona Sul da capital paulista. A visitação é gratuita e aberta ao público.
Criadas pelo artista e figurinista Gustavo Krelling, as obras da exposição foram ambientadas pelo arquiteto Givago Ferentz, com textos da pesquisadora de arte Karoline Barreto, e contam partes das histórias dos produtos que foram pesquisados pelo projeto.
Iniciado em abril, o Mapa da Cultura Alimentar teve como ponto de partida uma expedição que percorreu 12 cidades do Paraná e de Santa Catarina, em busca de dados sobre o cultivo e a produção de produtos com Identificação Geográfica (IG) – certificação que valoriza, identifica e protege alimentos característicos das localidades onde são produzidos. A viagem deu origem à exposição de arte e ao livro Mapa da Cultura Alimentar, que pode ser baixado gratuitamente no site do projeto.
Estão representadas na exposição, em forma de instalações artísticas, a bala de banana de Antonina (PR), o barreado de Morretes (PR), o queijo de Witmarsum (SC), a erva-mate de São Mateus do Sul (PR), a goiaba de Carlópolis (PR), a uva de Marialva (PR), o café do Norte Pioneiro (PR), o morango de Sapopema (PR), os vinhos de Bituruna (PR), o mel de Santa Helena (PR), o melado de Capanema (PR) e a maçã fuji de São Joaquim (SC).