Bom Gourmet
Maior grupo gastronômico de Foz do Iguaçu faz 25 anos
O Grupo Capitão completa 25 anos com 13 restaurantes e 9 marcas. divulgação
Recentemente, tive o privilégio de visitar Foz do Iguaçu a convite do Grupo Capitão, que celebra um quarto de século de trajetória. Uma história notável, protagonizada por Isabel Salvatti e Iti Raffagnin, provenientes de famílias com histórico na hotelaria local. Juntos, eles construíram 9 marcas e 13 restaurantes, gerando mais de 400 empregos não só em Foz do Iguaçu, mas também expandindo suas operações para Ciudad del Este e Assunção.
Em 1999, com o apoio financeiro do pai de Isabel, o Sr. Santos Salvatti, que acreditava no potencial turístico de Foz do Iguaçu, abriram o primeiro restaurante, O Capitão. Com uma visão audaciosa para a época, eles buscavam unir a comunidade local e os turistas em um único espaço, oferecendo boa gastronomia , apresentações musicais e uma atmosfera acolhedora.
Com espírito empreendedor, o negócio prosperou. Após algumas apostas bem-sucedidas e outras que expandiram seus horizontes, o grupo hoje é reconhecido como um dos líderes da região. Durante minha estadia, tive a oportunidade de explorar todos os empreendimentos do Grupo em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, além de participar de um encontro com os gestores de cada unidade, no charmoso restaurante Bistron, localizado no Shopping Monalisa em Ciudad del Este. Foi uma experiência enriquecedora observar de perto o funcionamento familiar e dedicação aos funcionários.
Atualmente, dois filhos do casal trabalham no grupo. Giovanna Salvatti Rafagnin, a primogênita, trouxe sua experiência em Hospitalidade após morar em Paris, e desempenha um papel fundamental na inovação e na criação de experiências gastronômicas memoráveis. Foi ela que nos recebeu nesta visita deliciosa.
Foz do Iguaçu
Localizada no Paraná, Foz do Iguaçu é famosa por ser a porta de entrada para as majestosas Cataratas do Iguaçu, que atraíram mais de 1,8 milhão de visitantes no ano passado. Durante minha estadia, fiquei hospedado no Sanma Hotel, situado no Parque Nacional do Iguaçu, próximo ao Aeroporto Internacional e ao Parque das Aves. O hotel oferece uma experiência muito agradável, fica coladinho ao Parque das Aves e volte e meia algumas borboletas aparecem pela piscina. Tive a oportunidade de desfrutar de um delicioso jantar na adega do hotel, que serve fondues incríveis.
Indicação de restaurantes:
Capitão
O Bar tem gastronomia premiada, é especializado em carnes nobres, petiscos e conta com apresentações de bandas e alguns piratas aparecem por lá. Cada dia da semana a programação muda. Eu experimentei a feijoada que é servida aos sábados, da forma correta como tem que ser, com pé, rabo e orelha.
Instagram: @capitaofoz
Endereço: Av. Jorge Schimmelpfeng 288
Fone: 45- 99962-0400
Bona Trattoria
Primeiro restaurante do Paraná a trazer a assinatura do Chef Salvatore Loi em seu menu. Com massas frescas e carnes nobres o restaurante é destaque em alta gastronomia da Cidade. Experimentamos várias massas, e as minhas recomendações são a paleta de cordeiro acompanhada de fettuccine fresco, molho pesto avelã.
Instagram: @bonatrattoria
Endereço: Alm Barroso 883
Fone: 45- 999247162
Hokkai
Culinária japonesa tradicional, um espaço para toda família inclusive com brinquedoteca. A coquetelaria é referência pela cidade. Por lá você encontra atum Bluefin, enguia, foie gras, vieira canadense e carta especializada de saquês.
Instagram: @sushihokkaifoz
Endereço: R. Ma. Deodoro 544
Fone: 45- 999140034
Santo Cupim
O mais novo empreendimento do grupo, boteco tipicamente brasileiro, o primeiro da região. Por lá você encontra vários pratos de cupim como o cupim casquerado, escondidinho e bolinho de cupim, além do churrasco três fronteiras onde você pode escolher 3 opções entre elas o cupim, picanha, assado de tiras, fraldinha, bananinha, linguiça artesanal e galeto.
Instagram: @santocupimoficial
Endereço: R. Santos Dumont 995Fone: 45- 98130011
Maki
Restaurante japonês que serve rodízio com mais de 100 variedades. O bar é temático e os drinks instagramáveis.
Instagram: @makisushifoz
Endereço: Alm. Barroso, 911
Fone: 45- 99941574
Paraguai
A cultura paraguaia é única e suas influências indígenas, espanholas e guaranis se fundem trazendo diversidade cultural e gastronômica. O tereré é a bebida oficial do país, em Cidade de Leste a bebida refrescante é consumida com mate e ervas frescas vendidas em qualquer barraquinha na rua e serve para conectar.
A gastronomia traz muitas técnicas dos povos originários e aproveitamento de alimentos como a mandioca e o milho. A chipa, o M´bejú, sopa paraguaia e a empanada são grandes exemplos. Detalhe, a sopa paraguaia não tem nada de sopa, é um bolo de milho úmido e delicioso que eu comeria toneladas.
A zona franca de Cidade de Leste é uma das maiores de livre comércio do mundo. Janeiro foi o mês com maior número de chegadas de turistas. O balanço da Senatur revela um total 105.609 pessoas. Por lá a cota de U$500 deve ser respeitada e você pode encontrar eletrônicos, cosméticos, bebidas e acessórios com valor bem atrativo.
Indicação de restaurantes:
Capitão KM8
Um empreendimento gastronômico que fica no Plaza City, quilômetro 8 em Ciudad del Est, Paraguai. Ao som e apresentação de Polca, tradição cultural, experimentamos a costela giratória, tão macia que vem derretendo do osso. É fascinante perceber como, além dos pratos originais do Capitão Foz, a adaptação à culinária local se faz tão presente.
Instagram: @capitãobarkm8py
Endereço: Shopping Plaza City
Hokkai Monalisa
No topo do shopping com vista privilegiada você tem um restaurante japonês de qualidade. Peixe fresco e cartas de saquês importados.
Instagram: sushihokkaimonalisa
Endereço: Shopping Monalisa
Bistron
Fusão da gastronomia francesa e italiana com ingredientes frescos e massas preparadas pelo próprio chef da casa. Você encontra também corte de carnes premium e frutos do mar. Eu experimentei o strogonoff de mignon que estava delicioso e bem servido.
Instagram: @bistronpy
Endereço: shopping Monaliza
Capitão CDE
Um mini complexo com variadas cozinhas, o Hokkai com comida oriental, uma pizzaria com massa de fermentação natural e também uma cozinha principal onde são preparados alguns pratos de comidas paraguaias, brasileiras, italianas e mexicanas. Um lugar agradável que funciona bem para todos os públicos.
Instagram: @capitaobarcde
Endereço: Km 4
Capitão Burger (em breve em novo formato) especializado em hambúrguer e o +595, uma balada que abre finais de semana e feriados, ficam no complexo onde hoje é o Capitão CDE.
Quero desejar vida longa ao grupo Capitão e parabenizar pelo trabalho incrível que eles fazem pela gastronomia de Foz do Iguaçu.
Você, empreendedor da gastronomia, faça parte do movimento que vai transformar Curitiba no destino de inverno!
O Festival Bom Gourmet que valoriza a boa gastronomia há mais de 10 anos, com menus completos, agora também estreia no inverno num formato diferente para valorizar cafés, brunchs, drinks, doces e o nosso tradicional café com pão.
Chegou a vez dos cafés, bares, padarias, docerias, hamburguerias, pizzarias e claro, restaurantes, aquecerem o coração do curitibano dentro desse movimento de inverno que vai tomar conta de Curitiba em vários segmentos.
Faça sua pré-inscrição e participe desse grande guia gastronômico: https://cadastro.circuitodeinverno.festivalbomgourmet.com.br/estabelecimentos