Bom Gourmet
Livro Histórias Engarrafadas conta trajetória da Porto a Porto, que completou 25 anos em 2023
Não há pessoa da áre de gastronomia em Curitiba que não conheça a Porto a Porto. Uma das principais importadoras da região Sul, a empresa é um nome emblemático na cidade quando se fala em vinhos. A história da empresa, que em 2023 completou 25 anos e segue hoje sob o comando dos irmãos Pedro e Fernando Corrêa de Oliveira, é contada no livro Histórias Engarrafadas, do jornalista Sandro Moser.
A viagem no tempo que o livro faz, no entanto, vai muito além. Começa com o patriarca Pedro Demeterco ainda funcionário em uma granja no Umbará no início dos anos 1900, segue pela criação da rede Mercadorama, em 1951, até chegar ao início da Porto a Porto, em agosto de 1998. Desse ponto, o autor começa a contar sobre a empresa em si. Mas desde antes está a todo tempo falando sobre a Porto a Porto, uma empresa que carrega a história do comércio, da economia e de parte dos costumes curitibanos no século 20.
A obra é uma edição comemorativa em tiragem limitada, que não está disponível para venda. Para falar um pouco mais do livro, da história da empresa e do mundo dos vinhos, o empresário Pedro Corrêa esteve no podcast Vinho da Semana, com o colunista do Bom Gourmet Guilherme Rodrigues.
Num bate-papo mediado pelo editor do Bom Gourmet, Filipe Albuquerque, eles falaram sobre a evolução do consumo do vinho no Brasil e em Curitiba ao longo dos últimos 25 anos e os desafios do mercado no país. "A gente sente que o Paraná tem uma vocação para o consumo de vinho e de produto de qualidade. Hoje, eu diria que restaurantes de Curitiba, e o nosso consumidor também, estão no mesmo nível de São Paulo", comentou Pedro no vídeo.
Porto a Porto traz produtores celebrados para o Brasil
A importadora é responsável por trazer para o Brasil vinhos de alguns produtores consagrados na Europa. Alguns destaques são os espanhóis da Premium Fincas (Marqués de Tomares, Nuestro e Chan de Rosas) e Pata Negra; os portugueses da Caves Messias, da Carmim e os enólogos Filipa Pato e João Portugal Ramos; os argentinos das vinícolas Norton, Alambrado e Alfredo Roca. E os chilenos da Carolina Wine Brands (Santa Carolina e Viña Casablanca).
A empresa representa ainda os vinhos franceses da célebre Denis Dubourdieu Domaines e o famoso champanhe Deutz. Além de trazer ao Brasil prestigiados vinhos da Borgonha da Maison Moillard.
Confira o episódio especial do programa Vinho da Semana com a entrevista com Pedro Corrêa.