Thumbnail

“Caminhos Sustentáveis do Paraná”: 17.ª edição do livro Segredos do Chef, da Abrasel-PR, olha para ações sustentáveis dos restaurantes paranaenses.

Bom Gourmet

Livro “Caminhos Sustentáveis do Paraná” mostra ações ambientais de restaurantes do estado

Bom Gourmet
25/11/2023 14:29
A Seccional Paraná da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) lançou no dia 20 de novembro a 17ª edição do livro "O Segredo dos Chefes". Desta vez, o tema é "Caminhos Sustentáveis do Paraná". Escrito pela jornalista e colunista do Bom Gourmet Jussara Voss, o livro reúne histórias, receitas e, neste ano, destaca restaurantes dedicados à sustentabilidade.
Na publicação, Jussara apresenta as narrativas dos estabelecimentos que participaram do Festival Brasil Sabor e o Circuito Gastronômico de Foz de Iguaçu, realizado em maio e julho pela entidade. São 29 estabelecimentos de cinco cidades diferentes do Paraná: Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Paranaguá e Ponta Grossa. Cada capítulo retrata culturalmente a região e inclui as receitas dos pratos do festival, além de abordar os esforços desses restaurantes para promover um estado mais sustentável.
Em entrevista ao Bom Gourmet, Jussara contou sobre o processo de pesquisa e elaboração do "Caminhos Sustentáveis do Paraná". A jornalista também falou um pouco mais sobre as expectativas em relação à aplicação de ações de sustentabilidade ambiental nos negócios de gastronomia. Confira!
Como foi mergulhar no mundo da sustentabilidade e ver como ela se relacioana com a gastronomia?
Foi um mergulho bonito e assustador. Bonito porque tem muita coisa boa sendo feita, assustador porque estamos à beira de um colapso. Nem sei dizer ao certo quando enxerguei a relação entre sustentabilidade e gastronomia. Há muito tempo a discussão sobre os problemas e os desafios da alimentação aparece em congressos internacionais ou aqui mesmo, como o Seminário Fru.to, promovido pelo chef Alex Atala, por exemplo. Alimento e meio ambiente, reciclagem, compostagem, desperdício, recuperação de espaços de produção, descarte adequado, entre outros temas passaram a fazer parte da nossa vida.
Depois de fazer esse apanhado sobre os restaurantes do Paraná, o que você pode dizer de modo geral, sobre a relação dos nossos profissionais da gastronomia com essa questão urgente que é a sustentabilidade ambiental?
Quando surge um problema que precisa ser resolvido, algumas pessoas são fisgadas primeiro e são elas que vão puxar outras e promover a conscientização sobre a necessidade de mudar. É natural que alguns profissionais da área se destaquem, como a Vaneska Berçani (Mezmiz) e a Gabriela Carvalho (Quintana), em Curitiba, e a Cristina Muggiati (Oficina do Sorvete) e a Micheli Cerutti (Pátio Pomare) em Foz do Iguaçu, por exemplo, citando apenas essas quatro mulheres, mas tem muitos outros profissionais. A diretoria da Abrasel/Paraná e seus conselheiros, que decidiram fazer essa edição especial do livro Segredos dos Chefs, dão um passo muito importante destacando o tema.
E como podemos ser mais sustentáveis na nossa vida, como clientes e também como consumidores em nossas casas?
É difícil mudar nossos hábitos. Repetimos sem pensar porque já temos muitas demandas e mudar pode dar um pouco de trabalho no início. Podemos não usar mais as sacolas plásticas que não são recicláveis, por exemplo. Podemos levar cestas e sacolas de pano ao supermercado. Dá pra colocar frutas e verduras direto na caixa sem colocar em um plástico e depois de pesar na sacola plástica, porque se usamos a indústria continua produzindo. Dar preferência aos produtos da estação e produzidos perto de casa. Fazer compostagem em casa ou contratar uma empresa para fazer. Comer menos carne, não é preciso virar vegetariano, mas pelo menos diminuir o consumo. Informar-se sobre como são as práticas ambientais, sociais e de governança das empresas que consome.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail