Bom Gourmet

Liceu de Ofícios abre inscrições para cursos gratuitos de gastronomia em Curitiba

Marya Marcondes, especial para o Bom Gourmet
Marya Marcondes, especial para o Bom Gourmet
25/07/2025 16:16
Thumbnail

Cursos de gastronomia gratuitos são destaque na nova programação do Liceu de Ofícios. Crédito: Isabella Mayer/SECOM/Prefeitura de Curitiba.

Para quem deseja se aprofundar no universo da gastronomia, seja por paixão, curiosidade ou em busca de uma nova fonte de renda, os Liceus de Ofícios da Prefeitura de Curitiba estão com inscrições abertas para cursos gratuitos com início em agosto. As formações abrangem desde saberes tradicionais, como erva-mate e café, até técnicas práticas de preparo, aproveitamento integral dos alimentos e uso consciente de ingredientes naturais.
Entre os destaques está a oficina “A erva-mate e o café: sabores e histórias”, que acontece presencialmente no dia 8 de agosto. Com apenas 10 vagas, o curso propõe uma imersão sensorial e cultural, abordando os ciclos econômicos do café e da erva-mate no Paraná, dois ingredientes fundamentais para a formação histórica e identitária da região. Além do conteúdo teórico, os participantes terão uma experiência artística com aquarela feita a partir de pigmentos naturais extraídos do café e da erva-mate.
Outro curso bastante procurado é o de Preparo de Pizza, com 32 vagas presenciais. A formação tem 15 horas de duração e ensina, em cozinha pedagógica, as boas práticas de manipulação, organização do ambiente e preparo completo de massas, molhos e coberturas. O curso é voltado a maiores de 16 anos, com pelo menos o 5º ano do ensino fundamental.
Já para quem busca flexibilidade de horário, há opções EAD (Ensino a Distância) com conteúdos rápidos e relevantes. O curso “Aproveitamento Integral dos Alimentos” (1h) tem 600 vagas e promove práticas sustentáveis na cozinha, enquanto o curso “Chás e Especiarias” (também com 1h e 800 vagas) incentiva o uso de ervas e condimentos naturais como aliados da saúde. O Liceu de Ofícios também oferece formações em outras áreas, como beleza, saúde e desenvolvimento profissional.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site Aprendere, no qual também é possível consultar a programação completa, número de vagas, datas e locais das aulas.
As formações são oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com o Senac e com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), e buscam democratizar o acesso ao conhecimento gastronômico, com foco na valorização de ingredientes locais, práticas sustentáveis e inclusão produtiva.