Bom Gourmet
Le Cordon Bleu inicia atividades em Curitiba até 2025; riqueza gastronômica pesou a favor da cidade
Em Curitiba, Le Condon Bleu conta com parceria da UniCuritiba, do Grupo Ânima divulgação
A riqueza da cena gastronômica curitibana e as influências vindas de países diversos foram dois dos principais motivos que fizeram o grupo Ânima, parceiro do Le Cordon Bleu no Brasil, escolher a cidade para ter mais uma unidade de uma das principais escolas de culinária do mundo. A expectativa é que o programa de Gastronomia chegue à UniCuritiba até o próximo ano.
"A cidade abriga diversas influências que a colocam como referência da culinária na região sul, com uma variedade de pratos tradicionais e contemporâneos", informa a Ânima, em resposta ao Bom Gourmet. “Essas características nos incentivam a oferecer educação de excelência, com o objetivo de valorizar ainda mais o setor na cidade”, explica.
Segundo a Ânima, a proposta de trazer o Le Cordon Bleu a Curitiba é contribuir no fomento e geração de emprego e renda da cidade, e fortalecer o crescimento do setor local com profissionais qualificados e educação de excelência.
As etapas para seleção e contratação de professores para a unidade em Curitiba ainda não estão definidas. O que a Ânima adianta é que eles serão capacitados por profissionais da Le Cordon Bleu para oferecer aos estudantes aulas com o domínio da técnica francesa.
Ainda de acordo com o grupo, o modelo acadêmico ministrado via UniCuritiba será o mesmo seguido por outras instituições da Ânima, com disciplinas ministradas em parceria com a Le Cordon Bleu, aplicando técnicas francesas que tem como base a culinária que valoriza a riqueza dos ingredientes, a sabedoria no manejo e no uso de cada um deles e o requinte nos detalhes.
Assim, as unidades curriculares teóricas seguem a matriz do curso de Gastronomia com certificados intermediários, e seis dessas unidades curriculares recebem a chancela da instituição francesa. Deste modo, os certificados intermediários das seis unidades terão a dupla certificação - no caso de Curitiba, UniCuritiba e Le Cordon Bleu.
Nesta primeira fase, informa a Ânima, será implantado em Curitiba apenas o curso de Gastronomia. Mas existe a perspectiva da inclusão de novos cursos – um cronograma de implantação segue em estudo e avaliação.