Thumbnail

Platinox: loja possui equipamentos que garantem economia e agilidade na cozinha.

Bom Gourmet

Lava-louça, fritadeira ou forno combinado? Equipamentos podem revolucionar a operação de uma cozinha

Bom Gourmet
09/08/2023 03:25
Já imaginou o quanto de água se economiza em uma lava-louça? Ou então a quantidade de batatas fritas feitas por hora em uma fritadeira? E quantos acidentes de trabalho podem ser evitados com a utilização de um liquidificador com tampa monitorada? A resposta a essas perguntas se resumem a uma palavra: tecnologia. Neste caso, tecnologia aplicada em equipamentos para cozinha.
Tecnologia em equipamentos gourmets pode revolucionar a operação de uma cozinha. A Platinox, revendedora de utensílios e equipamentos para cozinha com mais de 15 anos de atuação no mercado da gastronomia, destaca-se justamente por acompanhar de perto as tendências e inovações do setor.
“O que a gente tem de diferencial é que nós somos a primeira loja na região do Sul do Brasil que uniu equipamento e utensílio, porque para fazer a montagem de qualquer operação de gastronomia, desde um café, bar, hotel, lanchonete, hamburgueria, restaurante de pequeno, médio e grande porte, é necessário ter essa estrutura”, afirma José Antônio Martimiano, diretor de varejo e marketing da Platinox.
Segundo Martimiano, dos últimos dez anos para cá, a operação da cozinha passou por grandes transformações. O investimento em equipamentos e utensílios de última geração passou a trazer mais produtividade tanto para restaurantes, bares e demais estabelecimentos do setor de alimentação e, também, agilidade para os consumidores adeptos a culinária.

Economia e segurança alimentar

A utilização de equipamentos modernos e eficiente, além de agilizar o processo de preparo dos alimentos, reduz o tempo necessário para cada tarefa e, ainda gera economia. “A máquina de lavar-louça, por exemplo, tem hoje como benefício a economia de água de 30% a 70% dependendo do equipamento. Então, se tem um consumo de água muito menor para higienização e esterilização, além de menos quebra”, relata.
A segurança alimentar é também outro aspecto positivo do uso de equipamentos mais avançados na cozinha, já que “evita contaminação e traz segurança, desde cozinhas pequenas em lanchonetes de um posto de gasolina até empresas do setor de grande porte”, comenta Martimiano.

Redução de acidentes de trabalho

A evolução da tecnologia de equipamentos, além de substituir parte da mão de obra, trouxe também mais segurança para os profissionais da cozinha, evitando acidentes de trabalho.
“Hoje, por exemplo, tem liquidificador com tampa monitorada. Quando você abre a tampa, ele para de funcionar, porque você já houve muitos acidentes de trabalho em que as pessoas perdiam dedo em equipamento”, afirma Martimiano.
Interior da loja Platinox: um dos maiores fornecedores brasileiros de utensílios e equipamentos para restaurantes empresariais.
Interior da loja Platinox: um dos maiores fornecedores brasileiros de utensílios e equipamentos para restaurantes empresariais.
O investimento em equipamentos modernos se reflete também na eficiência de produção e qualidade do produto final, ou seja, no prato ou preparo que será servido para o cliente. É o caso de hamburguerias, por exemplo, que investem em chapas superpotentes e que passam a produzir grandes quantidades de hambúrgueres em tempo recorde. “E aí se tem produtividade, porque se produz em uma velocidade mais rápida e com isso se vende mais produtos”, comenta Martimiano.
O mesmo acontece com o uso de outros equipamentos, como fritadeiras com maior potência. “Quantas batatas você quer fritar por hora? Não é qualquer equipamento que atende uma demanda assim. Você tem que ter esse suporte de temperatura”, diz.Na prática, a aquisição de um equipamento específico vai depender da necessidade do empresário dono de um pequeno bistrô ou de uma grande rede de restaurantes.
O forno combinado é outro equipamento mencionado por Martimiano como “coringa” na cozinha, justamente por unir as funções de um forno convencional e de um forno a vapor. Como são equipados com sensores e sistemas de controle avançados que permitem aos chefs e cozinheiros ajustar e programar os parâmetros de cocção de acordo com as necessidades específicas de cada alimento, a garantia de um preparo saboroso e de qualidade é ainda maior.

Platinox, de Norte a Sul do país

A Platinox atende aproximadamente 5 mil unidades em todo o país, do Amazonas ao Rio Grande do Sul e, se consolida como um dos maiores fornecedores brasileiros de utensílios e equipamentos para restaurantes empresariais.

Serviço:

A Platinox fica na Av. Pres. Kennedy, 670 - Rebouças. Para acessar o catálogo da loja virtual, acesse! @platinox

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail