Bom Gourmet
Junho e julho: dilema para consumidores e desafios para empresários da alimentação
Foto: FreePik
Os meses de junho e julho apresentam um dilema para os consumidores. De um lado, o orçamento fica esgotado, com os gastos das festividades anteriores e contas do início do ano. Por outro, o planejamento para as férias escolares e festividades do fim de ano. É a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo., que também aponta para dificuldades enfrentadas pelo setor de alimentação fora do lar no período.
"Nesses meses, é comum ver uma queda na demanda de estabelecimentos de alimentação fora do lar. Muitos empresários aproveitam o período para conceder férias aos funcionários, fazer pequenas reformas e organizar o negócio para o segundo semestre. A principal razão por trás disso é a redução dos lucros dos estabelecimentos", afirma Tonin.
Ainda segundo o economista, dados divulgados pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) ajudam a entender o cenário e os desafios enfrentados pelos empresários. "De acordo com a Abrasel, no mês de junho, 25% dos empresários relataram prejuízo, 39% têm orçamento equilibrado e 36% estão lucrando. Esses números são piores do que o verificado no ano anterior. Em 2023, 21% estavam com prejuízo e 43% estavam lucrando", falou Tonin.
Tonin pontua os desafios enfrentados pelo setor de food service. " O setor de alimentação fora do lar ainda enfrenta desafios significativos: o alto endividamento das famílias, aumento nos custos dos alimentos, escassez de mão de obra e também uma demanda enfraquecida", conclui o economista da FoodCo.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.