Bom Gourmet
Hot Pot: o prato chinês que lembra o fondue, mas é superapimentado
De SICHUAN, SUDOESTE DA CHINA – Fondue? Acredito que não, exagerei na generosidade, mas é o mais próximo do que me lembro para traduzir um dos pratos mais consumidos, renomados e premiados da região, um recorde de bilheterias, depois dos espetinhos, é claro, aqui na nossa província, Sichuan, sudoeste da China.

Similar à fondue em seu preparado na mesa, no cardápio uma lista infinita de acompanhamentos, todo e qualquer delicioso espetinho pode fazer parte do menu. Carnes, verduras, legumes, ovos, tofu, o que combinar com molho apimentado pode entrar na lista. E com isso, você transforma a refeição em um encontro sem hora para terminar, entre bate-papos, uma boa prosa, um novo espetinho é apreciado após ser mergulhado no “caldo rei”, que fica posicionado no centro da mesa em um recipiente que se mantém quente por todo o jantar. Não disse, use a imaginação, algo muito parecido com o fondue!
Hot Pot é o nome dele. E o hot não está lá de brincadeira, é “HOT” de verdade verdadeira. Se escolhido sem exceções, pedido padrão, básico, para o nosso paladar e sentido, adormece até a alma, uma explosão gastronômica, mas ainda assim, uma experiência incrível, imperdível, única! No nosso caso, o restaurante que nossa anfitriã nos levou, como em muitos, há possibilidade de pedir o grau, a intensidade da pimenta.
Com a mesma intensidade e popularidade que encontramos pizzarias no Brasil, encontramos restaurantes que oferecem Hot Pot aqui em Sichuan, e do mesmo modo que encontramos pizzas congeladas por todo canto e geladeiras do comércio, encontramos também os concentrados, como os de fondue, prontos para o preparo em casa. Mas uma diferença é tocante, não temos o hábito de darmos pizzas como presente, o Hot Pot ao contrário, é super bem-vindo. O concentrado para consumo em casa você pode encontrar em diversos tamanhos, porção e embalagens, desde as tradicionais de supermercados, a caixas charmosas em lojas bem montadas (especializadas no assunto), com o preparo do caldo à vista e degustação das diversas intensidades e tipos de pimentas, um show a parte!
Então bóra lá incluir no cardápio do mundo mais um prato especial, conhecer a alma do mundo pelos sentidos e sabores que esse mundo nos oferece.
* Valéria Vicenti, apaixonada pelo mundo dos sabores e por boa comida. Entusiasta por empreendedorismo e pela disseminação do conhecimento, feliz por estar tendo a grande oportunidade de aprender com a beleza e história da arte e cultura de um país que não dorme, não para, que nos encanta, que cresce e inova a todo o instante