Histórias
Ursinhos de gelatina e Teoria da Relatividade: conheça a história da bala que ganhou o mundo
Jornal alemão comparou os ursinhos de gelatina a fatos importantes da história, como à invenção do automóvel e à Teoria da Relatividade Pixabay
Ursinhos de gelatina de 23mmx10mm e apenas 2,3g, com apenas seis sabores de frutas. Esses confeitos de tamanho mínimo foram suficientes para transformar uma fábrica alemã na maior do mundo na categoria, e foram colocados lado a lado em uma lista de invenções que incluem o automóvel e a Teoria da Relatividade. Talvez não seja à toa que tenham recebido o nome de Ursinhos de Ouro.
Produzidos pela alemã Haribo (a pronúncia correta é 'Háribu'), estão em todos os lugares: supermercados, mercearias, lojas de conveniência em postos de gasolina e até em redes de farmácia. Eles existem há mais de um século, e foram criados na cidade de Bonn, em 1922, por Hans Riegel. Haribo é um acrônimo com as iniciais do nome do criador do doce mais o nome da cidade sem as letras Ns.
Dois anos antes, Riegel começou produzindo pastilhas, mas passou para as balas de gelatina com sabores de frutas em uma produção manual, que chegava a 100kg de balas feitas diariamente. Hoje, com tecnologia empregada na fabricação do confeito, a Haribo conta com capacidade de produzir mais de 160 milhões de ursinhos diários em todo o mundo.
São apenas seis cores e sabores diferentes: Abacaxi (branco), limão (amarelo), laranja (laranja), framboesa (vermelho escuro), morango (vermelho claro) e maçã (verde). Para os demais produtos da marca, podem haver adaptações, já que a marca leva em conta as preferências regionais.
A Haribo está presente em 120 países, informa a empresa: ao todo, são 17 fábricas em dez países, incluindo o Brasil. Desde 2016, conta com uma fábrica em Bauru, no interior de São Paulo. De lá, os ursinhos gelatinosos são distribuidos para todo o país.
Os Ursinhos de Ouro fazem parte de um portfólio de mais de 30 produtos. Além deles, a Haribo oferece outros formatos, sabores e texturas, como sticks e marshmallows. E sabores mais doces, cítricos ou ácidos, macias ou mais firmes, com ou sem recheio. São mais de 1000 variedades de produtos em todo o mundo, informa a marca.
Carro, Teoria da Relatividade, Barbie e mais curiosidades
A criação dos ursinhos de gelatina transformou o mercado doceiro alemão, dando início a uma nova categoria. Foi o jornal alemão Handelsblatt que comparou em nível de importância as balinhas a criações como o carro e a Teoria da Relatividade.
As 160 milhões de balas produzidas diariamente seriam, em um ano, suficientes para dar a volta ao mundo dez vezes. As balas contam com opções de 14g a 220g, e são encontradas tanto em redes de hipermercados quanto em pequenos comércios locais.
Atualmente, a terceira geração da família Riegel lidera a empresa. A companhia acredita que a gestão familiar mantém o aspecto nostálgico, de sabor de infância, perceptível nas embalagens dos produtos.
A gigante das balas de gelatina não vive só dos ursinhos. A marca desenvolveu produtos para os fãs da Barbie, nas versões Frutas Sortidas e Fantasy e Balla Sticks Uva, e Hot Wheels, nas versões Frutas Sortidas e Race e Balla Sticks Melancia.
Marcas globais, como Vans e Puma, fizeram collab com a Haribo, o que ajudou na ampliação da linha de produtos em uma coleção limitada. A empresa costuma fazer collabs regionais.