Histórias
Livro resgata memórias da gastronomia e do vinho da Serra Gaúcha. E dá pra baixar de graça!
A Serra Gaúcha é reconhecida por suas vinícolas e tradições culinárias. Foi nesta região, mais precisamente no Vale dos Vinhedos, que foi concedida a primeira certificação de Indicação Geográfica (IG) do Brasil, que reconhece a qualidade e a origem da fabricação no vinho da região. Quem quiser conhecer mais sobre a importância do produto e da região, pode baixar, de graça, o livro Retratos da Uva e Vinho: Memórias da Gastronomia e da Hotelaria, que traz histórias e receitas das últimas sete décadas em 20 municípios da Serra Gaúcha.
Durante dois anos, pesquisadores entrevistaram mais de uma centena de pessoas, percorreram cerca de dois mil quilômetros e tiraram mais de 1,5 mil fotos. Levantaram fatos, histórias e receitas que fazem parte da tradição e cultura de cidades como Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Caxias do Sul.
“O projeto contribui não só para o Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil, mostrando a força e a perseverança das pessoas que trabalharam e constituíram a trajetória da hotelaria e gastronomia da região”, diz a produtora cultural e executiva da obra, Cristina Nora Calcagnotto.
O livro teve a coordenação de pesquisa da turismóloga Paula Nora e foi idealizada pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha. A obra está disponível em formato digital gratuito. Para fazer o download basta acessar o site do Segh. Mais informações: @seghuvaevinho.