Hack pela Gastronomia
Unilever desenvolve projetos de apoio para o setor de alimentação
Bares e restaurantes em todo o mundo passam por uma situação única e desafiadora em 2020 por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), estima-se que prejuízo para todo o setor chegue a R$ 50 bilhões. Dúvidas sobre o futuro e resoluções de dívidas, além da incerteza a respeito do que o mercado espera daqui em diante são situações que vêm impactando empreendedores, que precisam mais do que nunca de informações, principalmente sobre gestão.
Atendimento psicológico, jurídico e financeiro integram uma iniciativa formatada para socorrer esses empreendedores: o Projeto Apoiar, realizado pela Unilever Food Solutions, unidade de negócios da multinacional Unilever, terceira maior empresa de bens de consumo do mundo e uma das maiores produtoras de alimentos do planeta.
A ideia surgiu da observação de uma das consultoras da empresa em Florianópolis, Andressa Kreling. Preocupada com seus clientes, restaurantes independentes que não têm como arcar com consultoria financeira ou advogado para auxiliar nesse momento crítico, ela deu a ideia de ampliar um projeto interno da Unilever voltado aos funcionários (o Projeto Crescer) para os clientes.
Foi aí que nasceu o Apoiar, também estendido para todos os empreendimentos do setor alimentício que necessitam de orientação. O atendimento é realizado pela empresa global de serviços e inovação Optum, que colocou à disposição dos estabelecimentos uma equipe de profissionais especializados. Interessados podem se inscrever no site do projeto para iniciar a orientação, que vai até o dia 18 de agosto.
Segundo a gerente de marketing UFS Camille Lau, a intenção é buscar parcerias com outras empresas para expandir o projeto por mais alguns meses, devido ao impacto da pandemia no setor. “A gente quer dividir essa atuação com outras empresas”, fala. Ela ressalta ainda a importância de um apoio que engloba desde questões práticas (como dúvidas sobre a MP 936, que permitiu a suspensão de contratos de trabalho) até ajuda psicológica. “É algo super importante. O negócio é a vida dessas pessoas” salienta Camille.
Outro apoio da empresa é uma consultoria gratuita realizada pela Unilever Food Solutions - a equipe formada por chefs e consultores gastronômicos colocou-se à disposição para tirar dúvidas dos donos de bares e restaurantes via Whatsapp e por meio de webinars com profissionais renomados do setor de food service. Neste caso, a iniciativa não contempla apenas clientes da unidade de negócios, mas qualquer empresário que tenha dúvidas sobre as novas formas de operação, como delivery e take away.
Informação para fortalecer
A disponibilização de conteúdos gratuitos é outra forma que a Unilever Food Solutions enxergou para auxiliar o setor gastronômico. Cartilhas educativas, treinamentos sobre segurança alimentar por meio de vídeos rápidos e dicas assertivas para lidar com o momento da Covid-19 (com planejamento em momentos de crise, dicas de gestão e das adaptações para o consumo fora do salão, por exemplo), são alguns dos temas do portal.
Mais uma fonte de informação é a série “Dica de especialistas”, com discussões sobre o impacto do novo coronavírus no food service global, gestão e oportunidades de consumo. As conversas em vídeo, disponíveis no YouTube, tem mediação de Camille Lau, que já recebeu nomes como Patricia Abbondazza, fundadora do Foodlab e Estúdio Dedo de Moça, e a jornalista e crítica gastronômica Ailin Aleixo.
Gerar debates e soluções entre o próprio segmento é outro braço da iniciativa; o setor de marketing da empresa criou no Facebook o grupo Cozinha e Comunidade, onde operadores do setor discutem com os participantes sobre oportunidades e obstáculos em meio à crise atual.
Incentivo econômico
O Compra Food Service, market place da Unilever Food Solutions, também desenvolveu ações de combate à crise. Uma delas foi zerar as taxas na plataforma para distribuidores parceiros por período indeterminado. O site também traz facilidades como o atendimento automatizado via WhatsApp, que dá dicas para lidar com a pandemia, oferece promoções exclusivas e oferta mais de 90 mil produtos para restaurantes, padarias, lanchonetes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar.
O Compra Food Service também traz um programa de crédito exclusivo para os operadores do setor, com o objetivo de fortalecer o mercado e empoderar os empreendedores.
Hack pela Gastronomia
Além destas ações, a Unilever terá também um importante papel para o setor de alimentação fora do lar ao participar, com o Compra Food Service, como patrocinador master do Hack pela Gastronomia, iniciativa do Bom Gourmet que tem como grande objetivo encontrar soluções reais para o setor de alimentação. O Hack contará com uma série de talks temáticos sobre o mercado, realizados entre os dias 1º e 9, e um hackathon de cinco dias, entre 12 e 16 de setembro, que reunirá mentes criativas para ajudar na solução dos problemas dos negócios. A ação resultará na criação de um banco de oportunidades e ideias para que toda a cadeia alimentar se desenvolva ainda mais neste momento desafiador.