Hack pela Gastronomia
Reveja os talks do Hack pela Gastronomia e se prepare para o hackathon, que começa no dia 12
Uma das premissas do hackathon do Hack pela Gastronomia é criar soluções para o setor de foodservice. Por isso, ouvir experiências de experts no segmento, desde grandes empresas, passando por chefs consagrados até pequenos empresários é fundamental para formar um banco de ideias consistente.
Por isso, o projeto do Bom Gourmet reuniu 45 profissionais que, do dia 1º a 9 de setembro estiveram nos talks 100% online e gratuitos trocando experiências e insights sobre o futuro da gastronomia, e as perspectivas para o pós-pandemia.
Quem perdeu alguma das conversas ao vivo pode rever todas elas e se preparar para o hackathon, que começa neste sábado, dia 12 e segue até o dia 16. Confira o que foi assunto:
- O primeiro dia de Talk abriu com um tema essencial ao setor: Planejamento financeiro: o que priorizar em momentos de crise. O público também conheceu a experiência da fintech paranaense Connecty Pay na live De meios de pagamentos a programas de fidelidade: uma fintech 360. O dia fechou com um papo sobre Gestão profissional para sobreviver a crises.
- O processo de criar uma marca forte passa por estratégias assertivas de comunicação, assunto do Talk A construção de uma marca e a comunicação como diferencial. Os participantes conheceram ainda a História da Compra Food Service: concretização do propósito UFS e refletiram sobre Comunicação e o Futuro dos Eventos Gastronômicos .
- Um dos setores mais impactados pela pandemia foi o de bares. Logo: o que será necessário mudar neste momento? Foi o que os convidados discutiram na mesa Baixa Gastronomia e bares: como se adaptar?. Melhorar todos os aspectos de administração é outra medida fundamental neste momento, como o planejamento financeiras; dicas práticas na conversa Gestão como ingrediente de sucesso e também no Talk Receita de sucesso: menus e estoque na medida exata .
- O 4º dia de talks reuniu as conversas: Da crise à oportunidade: novos canais e formatos de vendas e Gastronomia Social e sustentabilidade, do campo à mesa, com especialistas como a historiadora Adriana Salay e o cientista social João Ferraz, idealizador do projeto Casa do Carbonara.
- Na terça-feira (8), dia de retomada das conversas, o dia abriu com Do Salão ao Delivery: um momento novo das operações, com a chef executiva da Unilever Food Solutions, Thais Gimenez, com o Head na Diretoria Corporativa do iFood, Caio Falcão, e com Luiz Silveira, idealizador da Scuadra Embalagens. O segundo Talk do dia falou sobre estratégias para fidelizar clientes por meio do delivery , com dicas práticas de quem atua no setor. A noite fechou com uma discussão sobre tendências que devem permanecer no pós-pandemia, como alimentação saudável, tecnologia e solidariedade.
- Uma das conversas mais esperadas foi sobre cozinha autoral, com estrelas como o chef Alex Atala e Manu Buffara. Ambos falaram sobre técnicas, processos e estratégias para a reabertura dos seus restaurantes.
- Modificar a maneira como abastecer e gerir seus estoques foi apontado por experts da área como uma das partes que necessitam de atualização por parte do setor de alimentação fora do lar. Foi a discussão do debate "Foodservice online: a nova forma de abastecer seu estabelecimento", que trouxe a perspectiva do distribuidor e do comprador.
- Por fim, o último Talk do Hack pela Gastronomia discutiu um assunto mais do que pertinente para o momento: de que forma os restaurantes terão de readaptar seus espaços físicos para oferecer um ambiente seguro aos clientes? Entre os convidados, a chef Janaína Rueda, da Casa do Porco e Bar Dona Onça, de São Paulo; ela é uma entusiasta da região central da capital paulista. Junto com ela, o arquiteto Herbert Holdefer e a gerente técnica da ANR, Eliana Alvarenga, falaram sobre as mudanças necessárias e que devem permanecer pós pandemia.
Todos os talks também estão disponíveis no canal do YouTube do Bom Gourmet.
Hack pela Gastronomia
O Hack pela Gastronomia, iniciativa do Bom Gourmet que tem como grande objetivo encontrar soluções reais para o setor de alimentação, realiza entre 12 e 16 de setembro um hackathon que reunirá mentes criativas para ajudar na solução dos problemas dos negócios. Antes disso, uma maratona de conversas com profissionais do setor esteve à disposição do público. A ação resultará na criação de um banco de oportunidades e ideias para que toda a cadeia alimentar se desenvolva ainda mais neste momento desafiador.
O projeto, idealizado pelo Bom Gourmet, conta com o apoio do Facebook Journalism Project (FJP), que, em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas, lançou um fundo de US$ 2 milhões para ajudar as organizações de notícias na América Latina durante a crise de Covid-19.