Hack pela Gastronomia
De grandes chefs a empresários de sucesso: quem estará nos talks do Hack pela Gastronomia
A adaptação física, financeira e de olhar ao consumidor que impactou o setor gastronômico por conta da pandemia de coronavírus não é uma medida apenas emergencial, mas que deve se tornar permanente no ramo, que precisará se adequar à nova realidade de consumo e necessidades. Por isso, o Hack Pela Gastronomia realiza em paralelo ao seu período de inscrições para o hackathon, do dia 1º a 9 de setembro, talks com grandes nomes do setor sobre temas que vão de planejamento financeiro à cozinha autoral.
Os premiados chefs Alex Atala, Janaina e Jefferson Rueda e Manu Buffara são alguns dos convidados do evento. No lado do mercado, nomes como Ely Mizrahi, do Instituto Food Service; Marcelo Fernandes, da Gastronomia MF e Rodrigo Oliveira, da Linx, participam com dezenas de outros empresários e consultores e players do food service.
Para acompanhar os talks é simples: basta escolher quais assuntos você tem interesse e se inscrever em cada um deles (clique aqui para acessar). Os talks serão transmitidos ao vivo pela plataforma WebinarJam e durante a transmissão os espectadores poderão fazer perguntas aos convidados. Os talks também serão gravados e ficarão disponíveis no site.
Temas atuais
Os talks abrem com um assunto essencial: o planejamento financeiro em dias difíceis, com a participação do chef de cozinha e restauranter há 14 anos, Nelson Goulart, representante da Abrasel-PR, e do presidente do Instituto Foodservice Brasil, Ely Mizrahi, além de Marcelo Marques, da Ouro Fino. Para mediar o debate, Sergio Molinari, sócio-fundador da Food Consulting e um dos embaixadores do Hack pela Gastronomia, ao lado de Jussara Voss; ela será mediadora da mesa “Gastronomia Social: sustentabilidade, do campo à mesa e combate a fome”, com os historiadores João Ferraz (Casa do Carbonara) e Adriana Salay.
“São 45 profissionais reunidos que não vão trazer respostas prontas, mas insights e ideias para que os participantes do hackathon tenham muito subsídio e referências” diz Andrea Sorgenfrei, head da Pinó, nova unidade da Gazeta do Povo que promove as marcas Bom Gourmet, GazzConecta e HAUS.
Tendências de consumo pós-Covid 19, novos formatos e oportunidades de venda, construção de marca, comunicação, o futuro dos eventos gastronômicos e a adaptação de setores como bares serão outros assuntos debatidos. Na sequência, dos dias 12 ao 16, acontece o hackathon, onde as equipes terão de resolver desafios nas áreas de: negócios, comunicação, espaço, comportamento e tecnologia. Além disso, os participantes terão acesso e vão aprender o passo a passo da metodologia ágil, usado na formatação de startups. “É uma ferramenta que traz esse espírito de ideação, de criar soluções para os problemas” salienta Andrea.
Assuntos multidisciplinares
A pandemia nos trouxe a necessidade de rever o espaço físico:ficou latente a necessidade de formatar ambientes que sejam mais seguros para clientes e colaboradores. É esse assunto que encerra a programação dos talks no dia 9 de setembro, às 19 horas. A mesa “Redefinindo o espaço pós-pandemia: ambiente seguro para colaboradores e clientes” terá como convidada a chef Janaína Rueda e seu marido, o também chef Jefferson Rueda. Ambos, entusiastas do centro de São Paulo, são fundadores do Bar Dona Onça, no icônico Edifício Copan, e da A Casa do Porco, único restaurante brasileiro a figurar na lista dos 50 melhores do mundo na lista The World’s 50 Best Restaurants. Também participam do debate o arquiteto Herbert Holdefer, professor da Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia e responsável pelo projeto de diversos restaurantes no centro da capital paulista, e a consultora técnica da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR), Eliana Alvarenga.
Outro premiado chef que integra o time de profissionais das conversas do Hack pela Gastronomia é Alex Atala; seu restaurante, o D.O.M, já foi considerado o 6º melhor do mundo e o melhor da América Latina. Ele também é pesquisador de ingredientes brasileiros e comanda o Instituto ATÁ , cuja proposta é aproximar o saber e o comer. Ele falará no talk “Cozinha autoral: como grandes chefs passarão pela crise?”, junto com a chef curitibana Manu Buffara, idealizadora do Restaurante Manu, premiado como o melhor do Brasil em 2015, pelo Prazeres da Mesa, e Felipe Ribenboim, do Fru.to.
Confira a agenda de talks e programe-se para participar
Hack pela Gastronomia
O Hack pela Gastronomia, iniciativa do Bom Gourmet que tem como grande objetivo encontrar soluções reais para o setor de alimentação, começa no dia 1º de setembro. O Hack contará com uma série de talks temáticos sobre o mercado, realizados entre os dias 1º e 9, e um hackathon de cinco dias, entre 12 e 16 de setembro, que reunirá mentes criativas para ajudar na solução dos problemas dos negócios. A ação resultará na criação de um banco de oportunidades e ideias para que toda a cadeia alimentar se desenvolva ainda mais neste momento desafiador. As inscrições para o hackathon são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 1º e 9 de setembro.
O projeto, idealizado pelo Bom Gourmet, conta com o apoio do Facebook Journalism Project (FJP), que, em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas, lançou um fundo de US$ 2 milhões para ajudar as organizações de notícias na América Latina durante a crise de Covid-19.