Hack pela Gastronomia
Praticidade ao repor estoque contribui para a competitividade do food service
Perder menos tempo na compra de insumos, não precisar ir a vários locais para conseguir tudo o que necessita e poder repor estoque nos momentos de salão vazio vão além da comodidade no setor de food service, e podem representar um ganho de competitividade principalmente para os pequenos empresários. Isso porque quem trabalha no setor de alimentação no Brasil geralmente precisa dar conta de diversas frentes, como gestão, compras, fluxo de caixa, organização de equipes, entre outras demandas que tomam o dia a dia -- além de manter o contato com os clientes e, claro, focar no coração da operação: a cozinha.
É o que o head da Unilever Food Solutions para o Sul da América Latina, Ricardo Marques, e o Head Sales & E-Comm Luiz Henrique Dente, pontuaram durante o talk "História da Compra Food Service: concretização do propósito Unilever Food Solutions", uma das conversas que integra a programação do Hack pela Gastronomia, evento promovido pelo Bom Gourmet em conjunto com apoiadores para fomentar ações concretas para o setor, bastante afetado pela pandemia de Covid-19.
Marques e Dente contaram aos participantes um pouco da história da Unilever Food Solutions e do Compra Food Service, marketplace da marca que hoje conta com mais de 20 mil opções de produtos para os transformadores da cadeia de food service. Segundo eles, o Compra Food Service surgiu da necessidade de ser levar ao setor uma opção mais prática e eficiente de reposição de estoque.
"Na Europa e Estados Unidos, os chamados one stop shops (compra em um só lugar) são algo mais disseminado, o que ajuda o empresário. Queremos trazer isso ao Brasil", refletiu Marques que destacou o fato de que 75% do setor de bares e restaurantes no país são independentes, ou seja, não integram redes organizadas e são formadas por pequenos empresários ou até mesmo profissionais informais. "Por isso essa base com diferentes soluções é tão importante".
Realizar compras de forma mais eficiente é fundamental para a cadeia de foodservice, diz Dente. "Nossa obsessão é fazer a cadeia de food service ser mais competitiva. A vida de quem está nesse ramo não é fácil, já não era antes da pandemia, agora ainda mais. Ser empreendedor ou profissional do ramo é bastante desafiador".
Um dos mecanismos que o Compra Food Service oferece para facilitar a vida dos operadores são promoções à noite, chamada de "corujão", período e que o empresário consegue focar mais nas compras e planejamento.
Confira na íntegra como foi o talk:
Tendências
Segundo eles, os desgastes, dilemas e transformações do setor de alimentação fora do lar são globais. Mas a vantagem do empresário e do consumidor brasileiro, frisam, é a capacidade de adaptação a esse novo cenário.
"É difícil falar que a crise vai ajudar porque é um momento muito triste. Pessoas estão morrendo. Mas é um momento que nos força a repensar profissionalmente e pessoalmente o que vai gerar operações e serviços melhores" acredita Marques.
Segundo Dente, a obsessão dos restaurantes por limpeza em seguir protocolos de higiene e mostrar que estão preocupados com a saúde do público é uma atitude que deve ajudar na retomada dos negócios.
"Outro ponto é que o delivery e take away continuarão importantes. Infelizmente é a crise do século do food service, é uma dor muito grande. Mas todo esse processo catalisa transformações e hábitos e é inevitável que as pessoas vão comer mais fora de casa, ou vão pedir comida em casa. Acredito que o ramo vai crescer e quem tiver resiliência de passar por esse momento ficará mais forte", diz.
Além de apresentar o propósito da Compra Food Service, ambos destacaram a necessidade de se formar uma rede colaborativa neste momento. "Nós acreditamos no food service, e é por isso que estamos, juntos com o Bom Gourmet, no Hack pela Gastronomia", afirmou Dente, que ainda aproveitou para convidar a todos a participarem do hackathon, que ocorre de 12 a 16 de setembro, totalmente online.
Talks temáticos
Os talks do Hack pela Gastronomia seguem até o dia 9 de setembro, são 100% online e gratuitos. Veja a programação completa e se inscreva no site do projeto.