Hack pela Gastronomia
Hack pela Gastronomia começa hoje: acompanhe os talks e se inscreva no hackathon
Nesta terça-feira (1º de setembro) tem início a maratona de conhecimento, soluções e discussões para fomentar o setor de food service: o Hack pela Gastronomia, realizado pelo Bom Gourmet em parceria com empresas, especialistas, entidades e outras instituições do ramo.
O Hack inicia sua programação com a realização de uma série de talks temáticos sobre o setor de alimentação fora do lar e também com a abertura das inscrições para o hackathon, que ocorre entre 12 e 16 de setembro.
Talks Temáticos
Com o grande objetivo de trazer informações e insights para os participantes do hackathon, os talks podem ser acompanhados de forma gratuita também por todos que tenham interesse, basta se inscrever no tema de sua preferência (clique aqui para ver a grade e se inscrever). Serão 17 conversas temáticas sobre o mercado de alimentação que vão abordar assuntos como gestão, baixa gastronomia, história da alimentação, cozinha autoral e adaptação dos espaços pós-pandemia, entre outros. Todos contarão com chefs renomados, empresários experientes e grandes nomes do setor. Às 9h30 desta terça (1), o talk Planejamento financeiro: o que priorizar em tempos difíceis abre a série, que segue até o dia 9 e setembro.
Hackathon online
Uma maratona que conecta pessoas, empresas e comunidades com o mesmo objetivo: resolver desafios. Se até pouco tempo os hackathons eram eventos ligados apenas à tecnologia, hoje eles envolvem profissionais de diferentes áreas e são cada vez mais aplicados em variados setores da sociedade. “O Hack Pela Gastronomia é direcionado a mentes criativas com espírito transformador. Qualquer pessoa com perfil criativo ou técnico é bem-vinda. Ou seja: profissionais da área de negócios, gastronomia, comunicação, marketing, UX/Design, desenvolvimento, programação, engenharias, finanças, professores, estudantes”, afirma Ana Maia, co-fundadora da Panic Lobster, que faz a operação do evento.
É possível participar do hackathon de três formas: como participante, compondo um time e resolvendo os desafios; como padrinho, acompanhando de perto alguns times, oferecendo feedbacks, auxiliando no que for necessário e fazendo a conexão com mentores; ou como mentor, oferecendo mentoria para os times que tiverem dúvidas pontuais dentro da sua área de atuação. Nas três situações, a inscrição poderá ser feita gratuitamente no site do Hack pela Gastronomia até o dia 9.
Desafios
Os times formados no hackathon poderão resolver desafios nas áreas de: negócios, comunicação, espaço; comportamento do consumidor e tecnologia. Durante o hackathon, os participantes vão aprender o passo a passo da metodologia ágil (gerar uma hipótese, prototipar, validar e interagir), paradigma de gestão popular sobretudo em empresas ligadas à tecnologia e startups.
Resultados
O mote do projeto é fomentar o setor gastronômico por meio de soluções reais; por isso, um grande banco de respostas será compilado ao final, aberto ao público. Os três melhores projetos serão reconhecidos no dia 21, durante uma live realizada pelo Bom Gourmet, após passarem por uma banca de jurados formada por especialistas.