Bom Gourmet
Hachimitsu traz shoku pan, chiffon cake e outras delícias das padarias japonesas para Curitiba
Fofura. Eis uma boa palavra para definir os produtos de uma padaria japonesa. Seja na textura dos pães ou na beleza dos doces, tudo é fofo. E é isso que você encontra no balcão da Hachimitsu. A padaria de inspiração japonesa nasceu em Londrina (Norte do Paraná) em 1995. Por lá, tem seis lojas. A filial curitibana abriu há alguns meses e se instalou numa simpática casa do Bigorrilho.
Na vitrine e nas prateleiras, clássicos da nova confeitaria e panificação japonesa. Nessa lista, estão o shoku pan, o chiffon cake e o salt pan. A marca principal de cada um deles é a massa: sempre fofa e extremamente saborosa.
O shoku pan é o pão de forma japonês. O chiffon cake, por sua vez, é um bolo alto, sem recheio, sempre com furo no meio e muito popular no Japão. Já o salt pan, seria um primo do nosso pão francês.
Na Hachimitsu é possível comprar cada um desses clássicos seja para levar para casa, seja para consumir no salão. Uma recomendação: se nunca provou nada de uma padaria japonesa, resista às opções mais gulosas do cardápio e peça uma porção de cada um desses clássicos nipônicos.
- Disney do churrasco, Fazenda Churrascada abre filial em Curitiba
- Café do Teatro reabre em novo endereço, veja onde
- Aprenda a usar e a escolher xaropes para coquetelaria
O shoku pan na chapa com manteiga, por exemplo, é das pedidas mais singelas do farto cardápio da casa. Mas também é, sem dúvida, uma das mais saborosas. O aroma da manteiga derretida combinada à casquinha crocante e ao miolo fofo - que se desfaz em fios longos - arranca sorrisos involuntários. Se acompanhado por uma generosa xícara de café coado, fica ainda melhor.
Também não saia da Hachimitsu sem provar o salt pan. Clássico da panificação japonesa, ele tem uma casca crocante, que vem salpicada de sal grosso, e leva uma gotinha de manteiga no miolo. Para os fãs de pão - e quem não é? - vale comer puro, sem recheios, pastas ou qualquer outro acompanhamento.
O chiffon cake será outra grata experiência. Ainda mais para quem é fã daqueles bolos de casa, sem recheio, úmidos na medida e cheios de sabor. Mas, ao olhar a vitrine de doces, é quase impossível resistir à alguma das cream choux exibidas.
Destaque no cardápio da Hachimitsu, apple choux é sobresa da confeitaria Yogashi
O doce de origem francesa caiu nas graças dos japoneses e faz parte da chamada confeitaria Yogashi. Combina uma massa leve e oca, que lembra a de carolinas, e uma cobertura de bolacha amanteigada, o que confere a ela o aspecto craquelado. No recheio, cremes leves e frutas.
Nessa família, o destaque do cardápio da Hachimitsu é a apple choux. Com recheio de creme e maçãs, ela ainda tem uma espécie de grade de caramelo por cima. Uma fofura, agora na estética.
Quando chega à mesa, o doce parece um exagero. Mas em coisa de minutos, tudo é devorado sem pesar no estômago ou no paladar. Isso porque creme, caramelo e maçã se misturam na apple choux formando um equilíbrio perfeito de dulçor e acidez. Uma bela forma de terminar uma visita a uma padaria japonesa como a Hachimitsu.
Serviço
Hachimitsu Curitiba. R. Euclides da Cunha, 816 - Bigorrilho. De segunda a segunda, das 8h às 20h. @hachimitsucuritiba