Bom Gourmet
Guia Michelin RJ e SP dá estrelas a 24 novos restaurantes
Guia premiou chef do restaurante Emy by Kazuo, em Curitiba. Foto: Divulgação
Após um hiato de três anos, o Guia Michelin retornou na última segunda (20) com uma seleção de restaurantes no Rio de Janeiro e São Paulo. A edição 2024, revelada em uma cerimônia no icônico Copacabana Palace, apresentou um total de 140 restaurantes, dos quais 60 são novas adições. Nenhum endereço conquistou três estrelas, que é o máximo dada pelo guia.
Destaques da premiação
6 restaurantes com duas Estrelas Michelin: D.O.M., Oro, Oteque (mantendo as honrarias) e as novidades Evvai, Lasai e Tuju.
15 restaurantes com uma Estrela Michelin: 7 novidades, incluindo Fame Osteria, Kazuo, Kuro, Murakami, Oizumi Sushi, San Omakase Room e Tangará Jean-Georges.
3 Estrelas Verdes Michelin: reconhecimento inédito no Brasil para práticas sustentáveis, concedido à A Casa do Porco, Corrutela e Tuju.
37 restaurantes Bib Gourmand: celebrando a gastronomia de qualidade a preços acessíveis, com 12 novidades, como Brota, Sult, A Baianeira – MASP, Capim Santo, Cora, Cuia, Feriae, Kotori, Mocotó Vila Leopoldina, Nomo, Più Higienópolis e Shihoma Pasta Fresca.
38 restaurantes Recomendados: novos destaques que impressionaram os inspetores, como Casa Rios, De Segunda, Jiquitaia, NOTIÊ, Rudä, Haru Sushi, KANOE, Kubo Zushi, Maza, Borgo Mooca, Lassù, Paparoto Cucina, Simone Ristorante, Henriqueta, Izär, Les Présidents, Chez Claude São Paulo, Blaise, Metzi, Ama.zo - Pátio Higienópolis, Bicol Korean Cuisine e Aiô.
A Michelin também deu os seguintes prêmios especiais na edição deste ano:
Prêmio Michelin Sommelier: Maíra Freire, do restaurante Lasai (2 estrelas Michelin), reconhecida por seu trabalho excepcional na adega de vinhos.
Prêmio Michelin Abertura do Ano: Restaurante Tuju (2 estrelas Michelin), premiado pela reabertura impecável em um novo espaço, proporcionando experiências gastronômicas memoráveis.
Kazuo Harada, do Emy By Kazuo, recebeu a Estrela Michelin
O chef Kazuo Harada, do Kazuo Restaurante (SP) e idealizador do Emy by Kazuo (PR), no Pátio Batel, também foi premiado no Guia Michelin.
Não é a primeira vez que o chef recebe o reconhecimento; durante sua passagem pelo comando do Restaurante Mee, no Copacabana Palace, ganhou uma estrela Michelin que manteve por quatro anos consecutivos.
“Estamos em êxtase, receber a Estrela Michelin pela segunda vez, e agora no meu próprio restaurante é sem dúvidas emocionante. Com certeza é fruto de um trabalho incrível que venho realizando junto a equipe do Kazuo Restaurante em São Paulo e com apoio do Emy em Curitiba”, disse.
Filho de pai japonês e mãe brasileira, Kazuo Harada herdou a paixão pelo mundo da gastronomia de seu avô, Mitiko Harada, que foi dono do Fukushi, restaurante oriental na Liberdade, tradicional bairro japonês de São Paulo. O chef iniciou sua jornada no Grand Hyatt de São Paulo, passou por experiências no Japão e Dubai e em 2015 assumiu a liderança do Restaurante Mee no Copacabana Palace, onde ganhou suas principais premiações, inclusive uma estrela Michelin que manteve por quatro anos consecutivos.
Em 2022, inaugurou em Curitiba o seu segundo restaurante, o Emy by Kazuo, no Pátio Batel. Seu cardápio conquistou rapidamente o público curitibano e ainda no mesmo ano de inauguração o espaço foi reconhecido como Novidade do Ano pelo Bom Gourmet. O restaurante na capital paranaense traz pratos inspirados nas culturas da China, Índia, Coreia do Sul, Tailândia e Japão.