Bom Gourmet
Tudo que você precisa saber para arrasar no churrasco de Páscoa
A Quaresma acabou e o almoço de Páscoa é uma ótima ocasião para reunir família e amigos em volta da churrasqueira. Então veja como fazer bonito na hora de assar carnes e linguiças, quais são os molhos e os temperos mais indicados e como economizar escolhendo peças variadas.
Guia completo do churrasco de Páscoa
Cortes de carne
Quer fazer um churrasco diferente? Dê uma variada nas carnes. Além dos cortes brasileiros, é cada vez mais comum encontrar nos açougues carnes argentinas e uruguaias como ojo de bife, bife de chorizo e bife ancho, além de peças americanas como prime rib e rib eye. Veja as diferenças e de onde são retirados esses cortes. E falando em visinhos, aproveite e leia sobre a rivalidade na brasa: Brasileiro sabe fazer churrasco argentino?
Se objetivo for economizar, mas sem perder em qualidade, uma boa opção é trocar peças mais valorizadas, como a picanha, por cortes menos usuais como o filé de costela ou o contra-filé sem osso, que saem por cerca de metade do preço da picanha e são tão saborosos e macios quanto. Confira outras dicas para fazer um churrasco mais em conta como investir nos aperitivos e até evitar de mexer muito no carvão.
Independentemente do corte, preste atenção na gordura e procure as carnes com gordura entre as fibras. Fuja das gorduras com tom amarelo forte, que significa carnes mais velhas e, portanto, menos macias.
Molhos e temperos
Uma boa carne é o primeiro passo para um churrasco saboroso, mas alguns cuidados fazem toda a diferença. Por exemplo, não salgue as carnes com antecedência, pois irá reduzir a suculência do corte. Use o sal fino ou entrefino com moderação depois que o corte já estiver selado.
E, claro, o acompanhamento certo também dá um toque especial ao sabor do prato. Neste apanhado de receitas, mostramos opções fáceis de molhos e vinagretes. Confira essa lista de dez molhos e vinagretes e um vídeo de um minuto em que o chef Guilherme Guzela, da Eh gastronomia, ensina a fazer chimichurri.
Como fazer chimichurri
Costelinha barbecue
Fazer uma costelinha suína diferente também é outra forma de dar uma variada no cardápio de seu churrasco. O preparo é demorado, pois exige longa e lenta cocção, mas é simples de fazer. O melhor corte é o Baby Back Ribs e é muito importante escolher uma peça que seja retangular, sem que uma das pontas esteja muito mais estreita do que o meio.
Para temperar use mel que no final da cocção dá um efeito espelhado. O ponto ideal da costelinha é quando ela sai do forno inteira, sem se desmanchar, mas na hora de comer os ossinhos saem limpos – ou seja, a carne fica super macia, mas ainda assim permite o corte em fatias.
Veja o passo a passo:
Costela tradicional
Se quiser fazer a clássica costela, lembre-se que demora de 2h30 a 3 horas para ficar pronta. Tempere com bastante sal grosso apenas uns 10 minutos antes de ir para a grelha. A peça deve ficar a cerca de 70-90 cm de distância da brasa, em fogo médio, com os ossos para baixo. No final, vire e dê uma tostada do outro lado por cerca de 20 minutos. Outra opção é fazê-la no bafo, mas o tempo de cocção chega a cinco horas.
Cordeiro
Se for fazer o tradicional cordeiro pascoal, que tal fugir dos clássicos paleta, carré e apostar em cortes diferentes? O ovino também tem cortes parecidos com os bovinos, como a picanha, que é uma carne muito suculenta, ideal para ser grelhada.
O t-bone, retirado da lombar do animal, e o double steak (que é junção de dois t-bones), são peças pequenas (por causa do tamanho do animal) servidas com o osso e dão o melhor de si na grelha. O sabor do cordeiro, no entanto, é mais adocicado e intenso que o bovino. Veja outros cortes de cordeiro pouco aproveitados.
Para acompanhar é preciso optar por sabores acentuados e intenso para criar equilíbrio com a carne, como arroz com especiarias como cardamomo, pastas como homus (à base de grão de bico) e babagamuche (à base de berinjela), cuscuz e iogurte. Também são tiro certeiro, massas, risotos com pesto de ervas ou queijo parmesão, purê de abóbora ou batata salsa, molho de cogumelos ou molho agridoce à base de frutas vermelhas.
Leia também: