Bom Gourmet
Grupo de jovens criado pelo príncipe William vista cozinha do Gastromotiva, no Rio de Janeiro

Crédito: Divulgação
O príncipe William visitou o Brasil pela primeira vez nesta semana, para atender à COP30, em Belém (PA), e apresentar o Prêmio Earthshot, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (5). Junto dele, o grupo de jovens Geração Earthshot esteve no país e aproveitou a estadia para almoçar no Refettoria Gastromotiva, restaurante-escola do projeto social Gastromotiva.
O grupo reúne 85 jovens de mais de 70 países com o objetivo de criar soluções inovadoras para desafios ambientais. O propósito do grupo casa com o conceito do restaurante, que vende almoços a R$ 45 e usa esse dinheiro para oferecer jantares gratuitos, destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A visita do grupo aconteceu nesta terça-feira (4). A Geração Earthshot é ligada ao Prêmio Earthshot, que reconhece e apoia projetos em cinco grandes áreas: proteção e restauração da natureza, purificação do ar, revitalização dos oceanos, redução de resíduos e estabilização do clima. A iniciativa foi criada pela Royal Foundation, projeto filantrópico mantido pelo príncipe e pela princesa de Gales.
Durante a visita, o cofundador e presidente da Gastromotiva, David Hertz, destacou a importância da culinária como ferramenta de transformação social e ambiental. “A comida é uma força poderosa de conexão da humanidade. Quando servida com dignidade e propósito, ela se transforma em um ato de ativismo. Vocês aqui hoje, representam a juventude mundial", disse.
Joel Tavares Michiles, jovem líder indígena, membro da Geração Eathrshot e comunicador do povo Sarare-Mawé, conta que a cozinha solidária da Gastromotiva ajudou a alimentar sua família e mais de 37 etnias indígenas durante pandemia.
“Não acredito que vim aqui por acaso. Quando cheguei aqui e vi o formato das quentinhas, vieram tantas lembranças na minha mente, fui voluntário na montagem e distribuição desses alimentos que tanto ajudaram minha comunidade", conta.
A Gastromotiva é uma iniciativa não governamental que usa a gastronomia como ferramenta de transformação social. A organização desenvolve ações para combater a fome e a insegurança alimentar, e também oferece cursos gratuitos de capacitação profissional no setor de alimentos e bebidas.


