Thumbnail

Nova ferramenta do Uber Eats segue a tendência de migrar aplicativos para a “nuvem” e diversificar os serviços oferecidos.

Gestão e Finanças

Nova ferramenta do Uber Eats cria site do restaurante e cardápio digital por QR Code

Guilherme Grandi
16/09/2020 17:13
Uma nova funcionalidade do aplicativo de delivery Uber Eats permite aos restaurantes cadastrados criarem seus próprios sites na internet sem precisar contratar um programador ou uma agência, e ainda gerar um cardápio digital por QR Code para ser usado no salão. A ação, lançada no começo deste mês, integra as duas plataformas e isenta as taxas cobradas pelos pedidos feitos no novo canal de vendas até o final do ano.
O novo recurso já estava em desenvolvimento no começo do ano e foi acelerado por conta do avanço do novo coronavírus pelo mundo, a partir de pesquisas com restaurantes cadastrados na plataforma nos Estados Unidos. Por lá, a função foi lançada no começo de julho e estendida para toda a América Latina um mês depois.
Atalija Lima, gerente de comunicação do Uber Eats Brasil, explica que a criação dos sites próprios dos restaurantes é um caminho estratégico para chamar a atenção do usuário. A novidade permite que os estabelecimentos divulguem seus cardápios nas redes sociais e recebem pedidos por ele.
“Percebemos que a criação desse site poderia ser uma solução interessante, pois dá aos empreendimentos a possibilidade de divulgação do link em canais próprios, como redes sociais, além de garantir mais um canal de vendas. De certa forma, é estratégico para o restaurante garantir que aquele cliente percorra um caminho mais rápido até o pedido”, conta.
O formato online vem tomando forma como uma tendência de mercado para os próximos anos. Recentemente, a rede Madero anunciou a migração dos aplicativos para uma plataforma na nuvem que integra as marcas do grupo e permite o uso compartilhado dos cardápios e vantagens, como cashback e recompensas.
Cara do restaurante
Os sites dos restaurantes cadastrados na nova ferramenta do Uber Eats são semelhantes aos disponíveis dentro do aplicativo, mas com um layout personalizável de acordo com a identidade visual do estabelecimento. Dentro do sistema é possível alterar fotos e cores, e o cardápio já cadastrado é sincronizado nas duas plataformas.
“A plataforma é clara e intuitiva. O menu, preço e as imagens sobem no site automaticamente, considerando o que já havia em nossa base, cabendo ao empreendimento apenas confirmar aqueles dados ou modificá-los, se for do interesse dele”, explica Atalija Lima.
Veja como é o site gerado pela nova ferramenta do Uber Eats:
Exemplo do site de um restaurante gerado pela ferramenta.
Exemplo do site de um restaurante gerado pela ferramenta.
A nova plataforma do Uber Eats permite, ainda, que os restaurantes realizem entregas por meio dos entregadores parceiros ou mesmo ter seus próprios colaboradores pelas duas plataformas. Já a isenção da taxa de entrega até o final do ano será negociada posteriormente com cada estabelecimento parceiro, segundo a marca.
Salão e gestão
Além de funcionar para o delivery, a nova plataforma permite ao restaurante usá-la como cardápio digital dentro do salão. O sistema gera um QR Code que pode ser fixado nas mesas e escaneado para fazer os pedidos, pagar e dar gorjeta diretamente no aplicativo.
Outra funcionalidade lançada pelo Uber Eats é a nova versão da ferramenta Manager, que permite aos restaurantes um controle maior da operação de delivery, acesso a dados sobre tendências de consumo, programa de fidelidade para premiar os seus clientes com descontos e promoções especiais, entre outros.
E ainda a classificação Top Eats, em que os restaurantes recebem um ‘selo de qualidade’ por métricas operacionais e feedback dos usuários do aplicativo, aparecendo em uma posição diferenciada no marketplace.