Gestão e Finanças
Porto a Porto lança curso on-line de vinhos para profissionais de bares e restaurantes
A importadora de produtos enogastronômicos Porto a Porto, com sede em Curitiba, está lançando um curso online gratuito de vinhos para capacitar seus clientes sobre o tema. São 18 aulas de 50 minutos cada (15 horas de curso) ministradas à distância, com conteúdos teóricos e práticos que vão desde a introdução sobre a produção da bebida, as variedades e características dos diferentes países produtores, a montagem de uma carta e a harmonização com a culinária, entre outros temas.
Elaborado pela equipe de sommeliers e enólogos da Porto a Porto, o curso é composto ainda por apostilas explicativas e a aplicação de provas de conhecimento após cada aula. Ao final da formação será emitido um certificado para quem obter nota mínima de 70 em todas as provas.
Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto, afirma que o curso começou a ser pensado no ano passado para capacitar os colaboradores dos clientes em cidades que não têm escolas com este tipo de formação.
Assim a importadora decidiu investir em torno de R$ 25 mil na elaboração do curso, com a gravação das aulas e a edição das apostilas. A expectativa é capacitar os colaboradores de pelo menos 200 clientes no Paraná nesta primeira etapa, estendendo para outros estados do país a partir de agosto.
Módulos
Das 18 aulas do curso, seis são de conteúdos teóricos sobre a produção de uvas, vinhos e espumantes; a explicação acerca da degustação, enograstronomia, serviço e cartas; e destilados.
Já os outros módulos fazem um panorama completo sobre as principais regiões vinícolas do mundo, como a França e a Itália em duas aulas cada, países europeus (Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria e Hungria), das Américas (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Estados Unidos), da Oceania (Austrália e Nova Zelândia), além da África do Sul.
A escolha destes países, segundo Camila Podolak, foi pelo volume de vinhos exportados para o Brasil e as referências disponíveis de orientação -- principalmente da França e Itália.
"São os países mais buscados pelos clientes nas lojas, e com uma quantidade considerável de rótulos à venda conosco. Mas também falamos até mesmo dos vinhos brasileiros, com um pouco de dificuldade pela pouca referência, mas estão lá na capacitação", conta.
Embora a venda de destilados não tenha um volume considerável nas vendas da Porto a Porto, as bebidas também ganharam um módulo no curso. Camila considera que seria importante ir além e contar um pouco da história e uso de destilados na gastronomia, como a cachaça, whisky, rum, tequila, entre outros, "por uma questão de conhecimento mesmo".
Para ter acesso ao curso é preciso que o cliente entre em contato com o representante comercial responsável pelo atendimento ao estabelecimento. Ele irá fornecer as instruções de acesso à plataforma e demais orientações de capacitação.