Gestão e Finanças
Grupo faz consultoria de marketing gratuita a restaurantes prejudicados pelo coronavírus
"Fazer o bem sem olhar a quem". O velho ditado nunca foi tão importante como agora em meio à pandemia do novo coronavírus e fez cinco profissionais criativos de Curitiba se unirem para ajudar empresas que estão enfrentando dificuldades.
Com o lema "Ideias ainda podem sair de casa”, o grupo faz uma espécie de consultoria de marketing de forma gratuita para pequenas e médias empresas se manterem em pé e terem fôlego na retomada da economia. Serão pelo menos 10 negócios beneficiados pela iniciativa, principalmente do segmento de gastronomia, turismo e vestuário -- os mais afetados pelas restrições de isolamento social.
Luisa Paiva, co-fundadora do estúdio de criatividade TELA e idealizadora do projeto, conta que a ideia surgiu em meados de março, quando o governo precisou intervir mais na rotina das pessoas para conter o avanço do novo coronavírus.
Foi vendo o comércio fechar e os próprios clientes dela pedirem ajuda que surgiu a iniciativa de contribuir de alguma forma com quem foi mais afetado.
"Estávamos nos perguntando como poderíamos ajudar neste momento, e idealizamos essa campanha com o que fazemos de melhor, que é ter ideias", explica.
A rede é formada por profissionais como redatores, designers, relações públicas e analistas do TELA e das agências CriaTexto, Massimo e P+G Comunicação Integrada. Entre as empresas que já estão no portfólio do TELA estão a fintech Ebanx, a startup Pipefy e a rede de hotelaria Bourbon.
Critérios
Como são poucas vagas e apenas cinco profissionais trabalhando voluntariamente, o coletivo desenvolveu critérios para selecionar as empresas participantes. Elas devem ser preferencialmente negócios voltados ao varejo em Curitiba com faturamento anual até R$ 1,5 milhão e no máximo 30 funcionários.
A seleção é feita online e consiste em um bate-papo agendado pelo site do projeto e a avaliação das empresas candidatas. Depois de aprovadas, começa o trabalho de análise do que o negócio precisa neste momento de crise.
"Fazemos perguntas para entender o contexto interno e externo do negócio, como é o produto ou o serviço oferecidos, fazemos uma pesquisa do segmento e definimos ideias e soluções para problemas e desafios", afirma Luisa.
O diagnóstico completo e a elaboração do plano de ação devem levar no máximo uma semana para serem entregues, dependendo da complexidade do negócio. Nele estão um planejamento de marketing e comunicação com estudos e ideias de novas campanhas para o ano, ideias de peças publicitárias a serem executadas online, identidade visual, estimativas de custos e duas reuniões de uma hora de pesquisa e apresentação da proposta.
"O que a gente está fazendo é tipo uma consultoria gratuita, inclusive com algumas peças entregues de graça. Dentro do plano também apresentamos ideias que têm algum custo, que não tem como fazer gratuitamente. Ele pode fazer conosco na agência ou com profissionais de fora", explica.
Se você ficou interessado em participar do projeto, o agendamento do bate-papo online é gratuito e vai até o dia 14 de abril pelo site do projeto.