Gestão e Finanças
Ferramenta gratuita cria cardápio online e facilita venda pelo WhatsApp
Uma nova plataforma de pedidos pela internet permite que donos de restaurantes criem seus próprios cardápios digitais e ainda recebam os pedidos pelo WhatsApp, sem a cobrança de taxas e nem comissões. Criado há pouco mais de uma semana pela startup paulista Goomer, o GoomerGo é uma alternativa aos pequenos estabelecimentos que precisam vender seus produtos online mas não conseguem flexibilizar os preços às taxas cobradas por aplicativos de entregas.
Com um sistema intuitivo e fácil de ser usado pelo próprio empresário, o GoomerGo cria um cardápio online que permite a inserção de fotos, descrição dos produtos com preço e uma página exclusiva do restaurante. Os clientes marcam ali o que querem e, com o toque de um botão, são direcionados para o WhatsApp, onde o pedido será finalizado.
Segundo Felipe M. Lo Sardo, cofundador da Goomer, a ideia do aplicativo surgiu após pedidos dos clientes da startup, que há seis anos desenvolve cardápios digitais e totens de pedidos. Já são cerca de 1,6 mil estabelecimentos do país utilizando a plataforma, principalmente nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
"Com o avanço dessa pandemia, os restaurantes fecharam as portas e começaram a pedir a nossa ajuda para implantar serviços de delivery e retirada do balcão, mas mantendo uma relação direta com o cliente. Desenvolvemos a plataforma em menos de uma semana, conectando os estabelecimentos aos usuários sem intermediação", explica.
Gratuito
Embora o objetivo seja oferecer uma opção gratuita de pedidos pela internet, o GoomerGo não processa os pagamentos e nem faz a parte logística dos pedidos como o iFood ou Uber Eats -- a contratação dos entregadores e dos serviços financeiros ficam a cargo do próprio restaurante.
"Já estamos em contato com empresas especializadas, e a expectativa é começar a oferecer estes serviços nos próximos meses, mas com planos pagos à parte", conta Lo Sardo.
Por ora, o único serviço pago do GoomerGo é uma espécie de consultoria para o cadastramento dos cardápios na plataforma. Felipe explica que uma equipe da empresa pode fazer este trabalho para empresários que não tenham tempo ou familiaridade com o ambiente online, ao custo de R$ 150 a R$ 250 dependendo da demanda do cliente.
Praticidade
Gerente de operação e inovação da Padaria Requinte em Curitiba, Gabriella Dreher Baptista conta que já começou a cadastrar alguns produtos no GoomerGo. Ela afirma que o cadastro dentro da plataforma é semelhante ao de outros aplicativos, mas mais fácil e intuitivo.
"Você cadastra por categorias e adiciona os itens do seu cardápio. E o legal é a personalização com sua própria logomarca", diz.
O cofundador da startup explica que, para ter acesso à plataforma, basta o empresário fazer o cadastro gratuito pelo site do GoomerGo e aguardar a confirmação do registro por email.
"A ferramenta também consiste em uma maneira de incentivar os clientes a continuar pedindo no seu bar e restaurante preferido, apoiando o negócio local”, completa.