Gestão e Finanças
Ferramenta integra sistemas de delivery e otimiza as entregas do restaurante
A chegada da pandemia do coronavírus ao Brasil há um ano fez com que os empreendedores de bares, restaurantes e lanchonetes passassem a enxergar as entregas por delivery e balcão com novos olhos, não mais considerando-as concorrentes com o serviço de salão praticado até então. Há casos em que a média de pedidos nestes canais passou de menos de 100 para mais de 2 mil no período, sendo responsável por bancar as contas do estabelecimento enquanto tudo não volta ao velho-novo normal.
O avanço do delivery também mostrou como o uso de aplicativos de entrega se tornou importante para receber os pedidos e fidelizar os clientes, mas cada uma das principais plataformas têm seus próprios sistemas de operação que nem sempre “conversam” com os de gestão do restaurante. Foi com essa dificuldade que a startup Go2Go criou uma ferramenta que integra os diferentes marketplaces ao sistema do estabelecimento, com um serviço de gestão de pedidos que ajuda a otimizar o uso das plataformas e ainda criar o próprio canal.
A ferramenta faz uma integração total não apenas do sistema de delivery, mas da própria gestão do restaurante incluindo também o atendimento do salão – a chamada “omnicanalidade”, ou seja, atuar em diferentes canais. Para Ernesto Bitran, CEO da Go2Go, este é o ano para se pensar em todas as frentes de atuação, em que o serviço apenas em um ou outro canal ficou no passado.
“A ‘deliveryzação’ é um processo de multicanalidade, e as marcas precisam conseguir utilizar todas as portas de entrada de maneira que elas convivam entre si de forma saudável e eficiente do ponto de vista financeiro. A multicanalidade é o que vai fazer esses empreendimentos serem menos dependentes dessas oscilações comportamentais, econômicas e pandêmicas”, analisa.
É com este conceito que a empresa teve um crescimento de 600% ao longo de 2020, com quase três mil estabelecimentos utilizando o sistema de integração entre as vendas físicas e digitais.
Ferramenta
Segundo a Go2Go, uma das principais dificuldades dos operadores é a gestão dos pedidos e a expedição, em que há picos de demandas e atrasos na saída do prato para o cliente. O sistema da empresa organiza todos estes processos para que o restaurante cumpra o que foi prometido e fique melhor posicionado nos rankings das plataformas.
Isso ajuda a melhorar a taxa de cancelamento por falta de integração entre o recebimento do pedido, o preparo na cozinha e a logística do produto, que não perde qualidade por falha de gestão na entrega.
“O desafio do empreendedor é organizar a cadeia inteira da operação de delivery de A a Z de uma forma que ele não se perca. A plataforma da Go2Go permite que os empreendedores tenham uma visão completa e aprofundada dos dados de performance em cada um dos canais de venda, de modo que entenda o padrão de consumo por regiões, personalize ofertas para os clientes com base no histórico e leve em consideração o tipo de comida, dia da semana, horário pedido e característica do clima”, explica Bitran.
Outro serviço da plataforma é a geração de uma espécie de “mapa de calor” para entender o comportamento de compra de cada região, o que permite criar ofertas específicas, detalhamento das vendas tanto no online como no espaço físico, check-in de entregadores no restaurante para evitar espera, entre outros.
O sistema também descomplica os cadastros de
combos, pedidos indisponíveis ou a adição de um produto que voltou a ficar
disponível. Como o sistema é integrado, bastam apenas alguns comandos para que
os cardápios de todos os marketplaces sejam atualizados.
combos, pedidos indisponíveis ou a adição de um produto que voltou a ficar
disponível. Como o sistema é integrado, bastam apenas alguns comandos para que
os cardápios de todos os marketplaces sejam atualizados.
“A operação do salão é completamente diferente do delivery e, muitas vezes, o serviço de entrega acaba se tornando o principal canal da marca. Por isso, é necessário desenhar a cadeia logística inteira, e isso parte desde a análise das comidas oferecidas no cardápio até a escolha da embalagem adequada. Além disso, é necessário avaliar como é feita a logística pelo motoboy e com qual qualidade do produto chega até o cliente”, completa.
Canal próprio
Embora o sistema da Go2Go faça uma integração entre as diferentes plataformas de delivery do mercado, ele também permite que o restaurante tenha seu próprio canal de distribuição. É uma saída que vem sendo adotada por muitas marcas para fugir das taxas cobradas pelos aplicativos, que muitas vezes podem chegar a 30% por pedido.
Ernesto Bitran explica que esta é uma boa saída,
mas depende de quão conhecida é a marca a ponto de apostar no próprio sistema.
mas depende de quão conhecida é a marca a ponto de apostar no próprio sistema.
“As marcas não devem apostar toda a operação de entrega nos aplicativos e sim, criar maneiras para falar diretamente com os consumidores. Isso permite que as empresas se relacionem e tenham mais proximidade com seus clientes, além de entender a relação que eles têm com cada canal”, analisa.
A implantação do sistema da startup leva apenas algumas horas dependendo de como o restaurante já atua nos marketplaces, se já tem cardápios cadastrados com imagens ou não. A Go2Go presta a consultoria necessária para a implantação, com pacotes que começam em R$ 99 a até R$ 499, dependendo dos serviços contratados.